Património e Arquitectura Zen/Chan

Mosteiro Chung Tai Chan | Taiwan

O mosteiro Chung Tai Chan é a sede da Chung Tai Shan, uma das 4 principais ordens budistas de Taiwan. Além de possuir um grande número de centros e templos em Taiwan, a organização também possui várias filiais espalhadas pelo mundo.

O mosteiro é amplamente admirado pela sua arquitetura e aparência moderna. Foi projetado pelo arquiteto C. Y. Lee, o mesmo que projetou a arranha-céus Taipe 101. A construção começou em 1990 e terminou em 2001. É um dos maiores e mais altos mosteiros budistas no mundo, possuindo uma torre central de 150 metros. O edifício faz lembrar um pouco o Palácio Potala dos tempos modernos.

Partes do mosteiro são abertas a visitantes. Além do Salão Principal, destaca-se o museu, com obras de arte que abrangem o período sublime de Ghandhara, e as dinastias Ming e Ching. O Museu tem 3 andares, os dois primeiros são reservados para a exposição permanente denominada Tesouras que Transformam a Mente, e o 3º andar é destinado a exposições temporárias.

Instituto para estudos monásticos, centro de convenções, centro de publicações e estudo, centro de restauração de arte, departamento multimédia, salas de meditação, jardim exterior, são alguns dos vários serviços e facilidades que o complexo dispõe, destinados a monges, monjas, leigos adultos, jovens e crianças. Além do mosteiro a Ordem Chung Tai Shan também construiu uma escola nas proximidades.

Vídeo:

Fotos:

中台禪寺 Chung Tai Chan Monastery
Chung Tai Chan Temple 埔里中台禪寺
Chung Tai Chan Monastery 中台禪寺
中台禅寺 Chung Tai Chan Monastery
Chung Tai Chan Monastery
Chung Tai Chan Temple 埔里中台禪寺
180913 E Puli - Chung Tai Chan Monastery (32)

Localização:

Referências: Tai Chung, Wiki: Chung Tai Chan Monastery.
Créditos da imagem de destaque: Wikimedia (lienyuan lee) – CC BY 3.0.
Fotos incorporadas a partir do Flickr, clique nas fotos para aceder ao perfil do autor.

Veja também:

Deixe um comentário