O mosteiro Chung Tai Chan é a sede da Chung Tai Shan, uma das 4 principais ordens budistas de Taiwan. Além de possuir um grande número de centros e templos em Taiwan, a organização também possui várias filiais espalhadas pelo mundo.
O mosteiro é amplamente admirado pela sua arquitetura e aparência moderna. Foi projetado pelo arquiteto C. Y. Lee, o mesmo que projetou a arranha-céus Taipe 101. A construção começou em 1990 e terminou em 2001. É um dos maiores e mais altos mosteiros budistas no mundo, possuindo uma torre central de 150 metros. O edifício faz lembrar um pouco o Palácio Potala dos tempos modernos.
Partes do mosteiro são abertas a visitantes. Além do Salão Principal, destaca-se o museu, com obras de arte que abrangem o período sublime de Ghandhara, e as dinastias Ming e Ching. O Museu tem 3 andares, os dois primeiros são reservados para a exposição permanente denominada Tesouras que Transformam a Mente, e o 3º andar é destinado a exposições temporárias.
Instituto para estudos monásticos, centro de convenções, centro de publicações e estudo, centro de restauração de arte, departamento multimédia, salas de meditação, jardim exterior, são alguns dos vários serviços e facilidades que o complexo dispõe, destinados a monges, monjas, leigos adultos, jovens e crianças. Além do mosteiro a Ordem Chung Tai Shan também construiu uma escola nas proximidades.
Vídeo:
Fotos:
Localização:
Referências: Tai Chung, Wiki: Chung Tai Chan Monastery.
Créditos da imagem de destaque: Wikimedia (lienyuan lee) – CC BY 3.0.
Fotos incorporadas a partir do Flickr, clique nas fotos para aceder ao perfil do autor.
Veja também:
- Fo Guang Shan Buddha Museum | Taiwan
- [Fotografias] Templo Famen | China
- [Fotografias] O Grande Buda de Ling Shan | China
- Templo e Museu da Relíquia do Dente de Buda | Singapura
- [Templo] O Grande Salão Real do Budismo | Japão
Discover more from Olhar Budista
Subscribe to get the latest posts sent to your email.