Comunidade

Feliz Vesak 2020 (2564) | Dia de Buda: “Ao honrarmos o nascimento, a iluminação e a morte do Senhor Buda, todos podemos ser inspirados pelos seus ensinamentos”

No dia de Vesak, que geralmente ocorre na lua cheia de Maio, é comemorado o nascimento, iluminação e parinirvana de Buda. A data pode variar de país para país, mas o dia de hoje é reconhecido e observado pela World Fellowship of Buddhists, pela International Buddhist Confederation e pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Para este dia, o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, deixou a seguinte mensagem:

Envio calorosos votos a todos os que comemoram o Dia de Vesak, uma ocasião sagrada para milhões de budistas em todo o mundo.

Ao honrarmos o nascimento, a iluminação e a morte do Senhor Buda, todos podemos ser inspirados pelos seus ensinamentos.

E como a família humana sofre os impactos da pandemia do COVID-19, somos lembrados do sutra: “Porque todos os seres vivos estão sujeitos a doenças, eu também estou doente”.

Essa mensagem atemporal de unidade e serviço aos outros é mais importante do que nunca. Apenas juntos é que iremos parar a propagação do coronavírus e nos recuperar.

No dia de Vesak, celebremos a sabedoria do Senhor Buda, agindo pelos outros com compaixão e solidariedade e renovando o nosso compromisso de construir um mundo pacífico.

Para celebrar esta data, todos os anos ocorre um evento internacional organizado em conjunto com a ONU. O ano passado o evento ocorreu no Vietname, este ano estava previsto ser na Tailândia, mas devido à pandemia do Covid-19 o evento foi cancelado.

A celebração do Vesak no ano passado foi organizada sob o tema “Abordagem Budista à Liderança Global e Responsabilidades Compartilhadas por Sociedades Sustentáveis“, recorde aqui a resolução desse evento.

Saiba mais sobre o Vesak no post:
Vesak | Buddha Purnima | Dia de Buddha


O ano pode variar, normalmente é referido 2563 ou 2564, aqui foi utilizado o ano segundo a International Buddhist Confederation.

Deixe um comentário