Ciência e Tecnologia Património e Arquitectura

Tecnologia de Realidade Mista no Templo Zen mais antigo de Kyoto

Em parceria com o Museu Nacional de Kyoto, o hakuhodo-VRAR’s “MR Museum in Kyoto”, proporciona uma experiência de realidade mista aos visitantes do templo Kennin-ji. A experiência é conseguida através dos “óculos” HoloLens da Microsoft (computadores com tecnologia holográfica).

Através dos óculos, os visitantes têm uma experiência única ao apreciarem a obra de Tawaraya Sotatsu, pintada há mais de 400 anos. A tecnologia ajuda os visitantes do templo a entenderem melhor a visão de Sotatsu. Um monge holográfico orienta as pessoas enquanto surgem descrições e renderizações 3D.

O resultado é uma mistura notável de artefactos históricos com tecnologia de realidade mista, proporcionando uma maneira totalmente nova e atraente de apreciar e entender um dos tesouros nacionais do Japão.

“MR Museum in Kyoto” resolve vários desafios enfrentados pelos museus tradicionais. Através do HoloLens, o processo de conhecimento e aprendizagem da obra de Tawaraya Sotatsu torna-se experiencial e interactiva. Os componentes 3D que surgem nos objectos históricos, permitem uma comunicação mais eficaz de conceitos complexos, algo que o texto ou vídeo tradicional não podem oferecer.

Este é o primeiro projecto do Japão a tirar partido dos Estúdios de Captura de Realidade Mista da Microsoft.

Via Windows Blog (Microsoft)

Veja também:

Deixe um comentário