Na cidade de Benalmádena da província de Málaga, em Espanha, e com vista para a Costa del Sol, situa-se a maior stupa budista do ocidente. Esta stupa está associada ao budismo Vajrayana (tibetano).
A responsável pela stupa e presidente da Associação Cultural Karma Kagyu de Benalmádena, diz que não houve a intenção de que fosse a maior stupa do Ocidente, simplesmente aconteceu. A stupa foi construída por causa de uma petição do governo de Benalmádena há cerca de 20 anos, tendo sido cedido o terreno à associação Karma Kagyu para a edificação da obra.
A stupa é inspirada numa outra stupa que fica em Timbu, a capital do Butão, e foi construída em associação com um grande mestre do budismo Vajrayana, o falecido Lopon Tsechu Rinpoche, tio do atual Rei do Butão.
Considerando que as stupas são estruturas geralmente totalmente lacradas, a Stupa de Benalmádena é incomum, pois há uma sala de meditação de 100 metros quadrados e uma sala que pode ser usada para exposições sobre o budismo Vajrayana. As paredes da sala de meditação são pintadas com a história da vida do Buda. Ainda que o edifício não seja totalmente fechado, existem câmaras lacradas com vários objetos sagrados, tal como é habitual neste tipo de monumento.
A stupa tem 33 metros de altura e uma largura de base de 25,8 metros. Foi inaugurada a 5 de Outubro de 2003 por Kunzig Shamar Rinpoche, um dos mestres mais importantes da linhagem Karma Kagyu.
Localização:
Veja também:
- [Fotos] A beleza arquitectónica de Stupas e Pagodes
- Estátua de Buda com 40 metros planeada para Espanha
- O Altar Budista e a prática devocional
Discover more from Olhar Budista
Subscribe to get the latest posts sent to your email.