Ciência e Tecnologia Documentários

The Dalai Lama: Scientist [Documentário]

Este documentário é sobre o grande interesse de S. S. o Dalai Lama pela ciência e a relação da ciência com a mensagem histórica que o Buda tinha para oferecer, com vista ao entendimento de algumas das questões mais fundamentais que a humanidade enfrentara ao longo dos séculos – a origem do nosso universo, a natureza fundamental dos objetos que vemos ao nosso redor, a nossa consciência, entre outras. Enquanto aborda essas questões, o documentário explora a natureza do universo através da cosmologia e da física quântica. Também explora a natureza da nossa mente através da ciência, psicologia cognitiva, neurociência, biologia molecular e genética.

Nos últimos trinta e cinco anos, o Dalai Lama tem se envolvido numa série contínua de diálogos com os principais cientistas de classe mundial. The Dalai Lama: Scientist mergulha o espectador nesses diálogos profundos, explora as correlações entre a ciência e o budismo e compartilha experiências da vida pessoal do Dalai Lama, experiências essas que tiveram um profundo impacto no seu desenvolvimento como líder mundial, e também no próprio mundo.

O documentário apresenta várias figuras proeminentes do mundo budismo e do mundo da ciência, entre elas: o psicólogo Paul Ekman; o matemático e geneticista Eric Lander; o neurocientista Christof Koch; o astrofísico George Greenstein; o biólogo, filósofo e neurocientista Francisco Varela (1946–2001); o professor de psicologia e psiquiatria Richard J. Davidson; Susan Bauer-Wu, presidente do Instituto Mind & Life, que serve como catalisador e construtor de comunidades para as ciências contemplativas; Michael J. Meaney, professor de psiquiatria biológica, neurologia e neurocirurgia; o escritor e monge budista Matthieu Ricard; a professora Zen budista Joan Halifax; e Jon Kabat-Zinn, Zen budista, professor emérito de medicina e fundador da Clínica de Redução de Stress e do Centro de Atenção Plena em Medicina, Assistência Médica e Sociedade da Faculdade de Medicina da Universidade de Massachusetts.

“Embora o meu interesse pela ciência tenha começado com a curiosidade de um jovem inquieto que cresceu no Tibete, gradualmente me ocorreu a importância colossal da ciência e da tecnologia para entender o mundo moderno. Não só procurei entender ideias científicas específicas, mas também tentei explorar as implicações mais amplas dos novos avanços no conhecimento humano e no poder tecnológico trazidos pela ciência. As áreas específicas da ciência que mais explorei ao longo dos anos foram a física subatómica, a cosmologia, biologia e psicologia… [Sou] grato aos numerosos eminentes cientistas com quem tive o privilégio de conversar por meio dos auspícios do Instituto Mind & Life, que iniciou as conferências sobre a Mente e a Vida em 1987, na minha residência em Dharamsala, na Índia.”
– Dalai Lama

O cineasta Engle também é co-fundador e diretor executivo da PeaceJam Foundation, uma organização internacional sem fins lucrativos liderada por 13 ganhadores do Prémio Nobel da Paz, com a missão de “criar jovens líderes comprometidos com mudanças positivas em si mesmos, nas suas comunidades e no mundo através da inspiração dos laureados com o Nobel da Paz, que transmitem o espírito, as habilidades e a sabedoria que incorporam.”

O documentário estreou no 76º Festival Internacional de Cinema de Veneza, em 2019.

“Estamos empolgados em poder estrear este novo filme em Veneza e compartilhar a fascinante e inesperada história do Dalai Lama com ciência, de uma maneira que ninguém viu antes.” Disse Dawn Gifford Engle, o realizador do documentário.

Referências: Buddhistdoor, Tibetan Review, IMDB

Trailer

🏆 Classificação Olhar Budista 🏆

Rating: 5 out of 5.

Veja também:


IMDB | Lista de Documentários

Deixe um comentário