Ciência e Tecnologia

Stephen Hawking advertiu que um dos “3 Venenos” do budismo é uma ameaça para todos

Hawking não era budista nem professava qualquer religião, ele se definia como ateu (muitos budistas também se descreveriam assim). Porém, em Fevereiro de 2015, e sem se referir ao budismo, ele emitiu um alarme mundial sobre um dos 3 Venenos do budismo.


Stephen Hawking, um físico e cosmólogo brilhante, faleceu hoje aos 76 anos. Breve História do Tempo: do Big Bang aos Buracos Negros, é uma das suas obras mais famosas.

Hawking não era budista nem professava qualquer religião, ele se definia como ateu1 (muitos budistas também se descreveriam assim). Porém, em Fevereiro de 2015, e sem se referir ao budismo, ele emitiu um alarme mundial sobre um dos 3 Venenos do budismo.

O Washington Post reportou que Stephen Hawking identificou a agressão como uma das maiores ameaças à própria humanidade. “A falha humana que eu mais gostaria de corrigir é a agressão. Ela pode ter sido vantajosa para a sobrevivência nos dias dos homens das cavernas, para obter comida, território ou um parceiro com quem se reproduzir, mas agora ameaça destruir todos nós.”, afirmou Stephen Hawking. E sobre a empatia, ele disse que era uma qualidade que “gostaria de ampliar”, isso “traz-nos para um estado pacífico, amoroso.”

Às vezes traduzido simplesmente como “raiva” ou “ódio”, a agressão é referida como um dos 3 Venenos do budismo, juntamente com a ignorância e ganância.

11 Frases de Stephen Hawking

  1. “Sem imperfeição, eu e tu não existiríamos.”
  2. “A inteligência é a capacidade de se adaptar à mudança.”
  3. “A vida seria trágica se não fosse engraçada.”
  4. “Ainda que não me consiga mexer e mesmo tendo de falar através de um computador, sou livre na minha mente.”
  5. “O meu objectivo é simples. É um entendimento completo do universo, a razão pela qual existe e pela qual existe sequer.”
  6. “Penso que os vírus informáticos deviam ser considerados vida… Penso que diz algo sobre a natureza humana que a única forma de vida que criámos até agora é meramente destrutiva. Construímos vida à nossa imagem.”
  7. “Não tenho medo de morrer, mas também não tenho pressa.”
  8. “Tenho reparado que mesmo aqueles que afirmam que tudo está predestinado e que não podemos mudar nada a respeito disso, continuam olhando para os dois lados antes de atravessar a rua.”
  9. “Durante milhões de anos, a humanidade viveu exactamente como os animais. Então aconteceu alguma coisa que desencadeou o poder da nossa imaginação. Nós aprendemos a falar e aprendemos a ouvir.”
  10. “Lembre-se de olhar para o alto, para as estrelas, e não para baixo, para os seus pés.”
  11. “Seja curioso.”

Via Lion’s Roar
Créditos da imagem de destaque: Lwp Kommunikáció (CC BY 2.0)

Veja também:


  1. “Não há nenhum Deus. Sou ateu.” Afirmou numa entrevista ao diário espanhol El Mundo, em Setembro de 2014.

Deixe um comentário