Ciência e Tecnologia

Stephen Hawking advertiu que um dos “3 Venenos” do budismo é uma ameaça para todos

Hawking não era budista nem professava qualquer religião, ele se definia como ateu (muitos budistas também se descreveriam assim). Porém, em Fevereiro de 2015, e sem se referir ao budismo, ele emitiu um alarme mundial sobre um dos 3 Venenos do budismo.


Stephen Hawking, um físico e cosmólogo brilhante, faleceu hoje aos 76 anos. Breve História do Tempo: do Big Bang aos Buracos Negros, é uma das suas obras mais famosas.

Hawking não era budista nem professava qualquer religião, ele se definia como ateu1 (muitos budistas também se descreveriam assim). Porém, em Fevereiro de 2015, e sem se referir ao budismo, ele emitiu um alarme mundial sobre um dos 3 Venenos do budismo.

O Washington Post reportou que Stephen Hawking identificou a agressão como uma das maiores ameaças à própria humanidade. “A falha humana que eu mais gostaria de corrigir é a agressão. Ela pode ter sido vantajosa para a sobrevivência nos dias dos homens das cavernas, para obter comida, território ou um parceiro com quem se reproduzir, mas agora ameaça destruir todos nós.”, afirmou Stephen Hawking. E sobre a empatia, ele disse que era uma qualidade que “gostaria de ampliar”, isso “traz-nos para um estado pacífico, amoroso.”

Às vezes traduzido simplesmente como “raiva” ou “ódio”, a agressão é referida como um dos 3 Venenos do budismo, juntamente com a ignorância e ganância.

11 Frases de Stephen Hawking

  1. “Sem imperfeição, eu e tu não existiríamos.”
  2. “A inteligência é a capacidade de se adaptar à mudança.”
  3. “A vida seria trágica se não fosse engraçada.”
  4. “Ainda que não me consiga mexer e mesmo tendo de falar através de um computador, sou livre na minha mente.”
  5. “O meu objectivo é simples. É um entendimento completo do universo, a razão pela qual existe e pela qual existe sequer.”
  6. “Penso que os vírus informáticos deviam ser considerados vida… Penso que diz algo sobre a natureza humana que a única forma de vida que criámos até agora é meramente destrutiva. Construímos vida à nossa imagem.”
  7. “Não tenho medo de morrer, mas também não tenho pressa.”
  8. “Tenho reparado que mesmo aqueles que afirmam que tudo está predestinado e que não podemos mudar nada a respeito disso, continuam olhando para os dois lados antes de atravessar a rua.”
  9. “Durante milhões de anos, a humanidade viveu exactamente como os animais. Então aconteceu alguma coisa que desencadeou o poder da nossa imaginação. Nós aprendemos a falar e aprendemos a ouvir.”
  10. “Lembre-se de olhar para o alto, para as estrelas, e não para baixo, para os seus pés.”
  11. “Seja curioso.”

Via Lion’s Roar
Créditos da imagem de destaque: Lwp Kommunikáció (CC BY 2.0)

Veja também:


  1. “Não há nenhum Deus. Sou ateu.” Afirmou numa entrevista ao diário espanhol El Mundo, em Setembro de 2014.

Discover more from Olhar Budista

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Deixe um comentário