Animação 2d/3d Filmes e Séries Terra Pura

[Filme] Por que Vivemos

Há 500 anos, no Japão, um jovem camponês perde a esposa grávida num acidente. Revoltado contra o mundo, é convidado a ouvir a palestra de um mestre budista. E ele se transforma ao entender a preciosidade da vida, o sentido de viver. Acção, aventura, amor e reflexão num filme animado de 87 minutos.

Sinopse e descrição (site oficial): Há 500 anos, no Japão, um jovem camponês perde a esposa grávida num acidente. Revoltado contra o mundo, é convidado a ouvir a palestra de um mestre budista. E ele se transforma ao entender a preciosidade da vida, o sentido de viver.

Acção, aventura, amor e reflexão num filme animado de 87 minutos.

Realizado por Hideaki Oba, que trabalhou com o mestre da animação Hayao Miyazaki, no Studio Ghibli, o filme foi inspirado no livro “Por que Vivemos”, que vendeu mais de um milhão de exemplares desde o lançamento em 2001. O anime também foi um sucesso no Japão, tendo permanecido 29 semanas em cartaz.

O filme Por que Vivemos é baseado em factos reais. Revela a trajectória do monge que popularizou o budismo da Escola da Verdadeira Terra Pura (Jodo Shinshu).

O anime Por Que Vivemos é uma jornada ao autoconhecimento. Afinal, o filme faz um questionamento fundamental para os dias actuais: Qual o propósito da vida? Existe mesmo uma verdadeira felicidade? E é possível alcançá-la?

No filme, mestre Rennyo explica sobre a origem do sofrimento baseado nos ensinamentos do seu mestre Shinran, que escreveu o Kyogyoshinsho (Ensinamento, Prática, Fé Iluminação), um clássico da literatura budista. O roteiro foi adaptado para uma linguagem mais acessível aos dias de hoje pelo professor Kentetsu Takamori, um dos autores do livro Por que Vivemos, que deu origem ao filme.

No anime, mestre Rennyo compara a nossa vida ao mar de sofrimento. Segundo ele, desde o nosso nascimento somos jogados em um mar de ondas revoltas, que representa a vida com as suas incontáveis amarguras. No vasto mar, tudo o que a vista alcança é apenas céu e água. Temos que nadar para não morrermos afogados. Mas para que direcção? Quando cansamos, nos agarramos em pedaços de madeiras flutuantes, que representam a família, trabalho, dinheiro e status. Assim, nossa motivação é sempre encontrar um pedaço de madeira cada vez maior para nos trazer uma felicidade temporária. Quando pensamos que estamos seguros, vem uma onda maior – e nos joga de volta ao mar.

Por maior que seja o sofrimento, diz mestre Rennyo, existe um propósito na vida. Sem conhecer a essência da vida, não podemos levar nada deste mundo. Ele diz que existe um grande navio do Voto da Grande Compaixão que pode nos levar com alegria para uma Terra Pura.


Site oficialIMDB

Sobre Shinran | Lista de Mestres e Professores | Lista de Filmes e Séries

Deixe um comentário