Segue comunicado integral da União Budista Portuguesa acerca da morte do Dr. Mário Soares ocorrida no Sábado passado.
O nosso Adeus a Mário Soares
Foi com enorme tristeza que a União Budista Portuguesa recebeu a notícia do falecimento do Dr. Mário Soares. Ao seu inegável e fundamental papel na recente História Política e Social de Portugal, acresce a importância da sua actuação nos primórdios do Budismo no nosso País.
De facto, foi pela pena do Dr. Mário Soares que foi oficialmente endereçado, em 1977, o primeiro convite a Sua Santidade o Dalai Lama para visitar Portugal.
Foi pois com naturalidade que, na sua primeira visita ao nosso País em 2001, Sua Santidade o Dalai Lama tenha sido agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Lusófona do Porto, tendo sido o seu padrinho ou promotor, o Dr. Mário Soares.
Em 2007, na segunda visita do Líder Religioso Tibetano a Portugal, Mário Sores assumiu um papel fundamental na realização do encontro inter-religioso que teve lugar na Mesquita de Lisboa e entrevistou-o para a RTP no programa “Mario Soares, Conversas com o Dalai Lama”.
Mário Soares afirmou por diversas vezes que apesar de ser laico, nutria um enorme respeito e admiração pelo Dalai Lama – pela sua luta não-violenta pela liberdade e autonomia do Tibete e do Povo Tibetano.
Por tudo isto, a memória do Dr. Mário Soares tem um lugar especial no coração dos Budistas Portugueses.
Imagem de destaque: Mário Soares e S.S. Dalai Lama num encontro inter-religioso na Mesquita de Lisboa, 2007.
Discover more from Olhar Budista
Subscribe to get the latest posts sent to your email.