Citações

Citações Budistas

Citações budistas organizadas por temas. Se preferir consulte a Galeria de Citações.

Temas:

  1. Buda
  2. Budismo e Iluminação
  3. Ciência
  4. Desapego, Apego e Impermanência
  5. Doença, Velhice e Morte
  6. Fé, Crença e Investigação
  7. Felicidade, Bem-estar e Paz
  8. Interdependência e Vacuidade
  9. Karma-vipaka (ação e frutos da ação)
  10. Meditação e Prática Budista
  11. Mente e Emoções
  12. Natureza e Alimentação
  13. Realidade, Mundo e Percepção
  14. Relacionamentos, Amor e Compaixão
  15. Vida e Sociedade
  16. Virtude
  17. Citações diversas
  18. Poemas diversos

Buda

Citações do Buda e sobre o Buda.

“O Tathagata ofereceu o Dhamma, desapegado, compassivo com todos os seres; seres vivos o reverenciam, aquele que foi mais além, líder de devas e humanos.” – Brahmanadhammyaga Sutta

“Com bondade amorosa para todo o universo, cultive um coração sem limites: Acima, abaixo e em toda a volta, desobstruído, livre da raiva e da má vontade.” – Buda (Snp 1.8)

“Os sábios elogiam a diligência, ao realizar ações meritórias. Sendo sábio, diligente, ele obtém dois tipos de benefício: benefício nesta vida, e benefício em vidas futuras. Realizando o benefício, ele é chamado iluminado, sábio.” – Buda (It. 23)

“Os sábios, sempre absortos em jhana, perseverando, firmes no seu esforço: eles experimentam Nibbana, a libertação incomparável dos grilhões.” – Buda (Dhp 20) | Saiba mais.

“Assim como uma abelha numa flor, sem ferir a cor ou o aroma, coleta o néctar e vai embora, assim, nos vilarejos, perambula o sábio.” – Buda (Dhp 49) | Saiba mais.

“A mestra dos 5 sentidos é a mente. Por essa razão vocês devem controlar a mente. A mente deve ser mais temida que cobras venenosas, bestas selvagens ou assaltantes vingadores.” – Buda (Breve Parinirvana Sutra)

“Respeito e humildade, satisfação e gratidão; ouvir o Dhamma em ocasiões oportunas: Essa é a proteção suprema. Uma mente que não é tocada pelas vicissitudes do mundo, livre da tristeza, purificada das impurezas, libertada do temor: Essa é a proteção suprema.” – Buda (Maha-Mangala Sutta)

“Não se associar com os tolos, associar-se com os sábios, demonstrar respeito àqueles dignos de respeito: Essa é a proteção suprema. Conhecimento amplo e habilidade, bem treinado na disciplina, linguagem proveitosa: Essa é a proteção suprema.” – Buda (Maha-Mangala Sutta)

“Viver num local adequado, ter realizado méritos no passado, portar-se de maneira correta: Essa é a proteção suprema. Evitar e abster-se daquilo que é ruim e prejudicial; abster-se do que provoca embriaguez, estar atento às qualidades da mente: Essa é a proteção suprema.” – Buda (Maha-Mangala Sutta)

“Evitar todo o mal, cultivar o bem, purificar a própria mente – Este é o ensinamento dos Budas.” – Buda (Dhp 183)

“Um estado que não é agradável ou prazeroso para mim não o será para o outro; e como posso impor ao outro um estado que não é agradável ou prazeroso para mim?” – Buda (SN V, 353.3-342.2)

“Tal como de uma massa de flores, muitas grinaldas podem ser feitas, alguém nascido como humano deveria fazer muitas ações benéficas.” – Buda (Dhp 53)

10 possíveis benefícios de ter Bondade Amorosa: 1 – A pessoa dorme em paz; 2 – A pessoa acorda em paz; 3 – A pessoa não experimenta pesadelos; 4 – A pessoa é querida pelos seres humanos; 5 – A pessoa é querida pelos seres não-humanos; 6 – Tem proteção dos devas; 7 – A mente se concentra com facilidade; 8 – A sua complexão é serena; 9 – A pessoa morre sem estar confusa; 10 – Irá renascer nos mundos de Brahma, caso não penetre algo mais elevado. – Buda (Anguttara Nikaya XI.15)

“Assim como o oceano tem um único sabor, o sabor do sal, este ensinamento tem um único sabor, o sabor da liberdade.” – Buda (AN 8.19)

“A fragrância de nenhuma flor vai contra o vento, mesmo a do sândalo, do jasmim ou da lavanda. Mas a fragrância dos virtuosos vai contra o vento. A virtude dos bons permeia todas as direções.” – Buda (Dhp 54)

“Sândalo ou lavanda, lótus ou jasmim, de todas essas muitas fragrâncias, a fragrância da virtude é suprema.” – Buda (Dhp 55)

“O Nirvana é onde a mente do pensamento com todas as suas discriminações, apegos, aversões e egoísmo são para sempre removidas.” – Buda (Lankavatara Sutra)

“Todos os fenómenos condicionados são como sonhos, ilusões, bolhas e sombras, como orvalho e relâmpago; Devemos contemplá-los desta forma.” – Buda (Sutra do Diamante)

“A raiz da palavra buddha significa despertar, tomar conhecimento, compreender. E aquele que desperta e compreende é chamado de Buda.” – Thich Nhat Hanh | Saiba mais.

bu.da – a mente desperta. re.bel.de – Aquele que questiona, resiste, recusa-se a obedecer ou se insurge contra o controle injusto ou descabido de uma autoridade ou tradição. A essência e a missão do “buda rebelde” é libertar-nos das ilusões que criamos para nós mesmos, sobre nós mesmos, e das ilusões que tentam se passar por realidade em nossas instituições culturais e religiosas. – Dzogchen Ponlop Rinpoche (Livro “Buda Rebelde: Na rota da liberdade”) | Saiba mais.

“O Buda foi Aquele que despertou. A sua mente foi liberta de todas as aflições e alcançou a perfeição na sabedoria, compaixão, pureza interior e paz.” – Ajahn Jayasaro

“Embora se possa conquistar mil homens mil vezes em batalha, contudo aquele que se vence a si mesmo é sem dúvida o mais nobre dos vencedores. ” – Buda (Dhp 103)

“Eu sou o dono das minhas ações (kamma), herdeiro das minhas ações, nascido das minhas ações, relacionado através das minhas ações e tenho as minhas ações como árbitro. O que quer que eu faça, para o bem ou para o mal, disso me tornarei o herdeiro.” – Buda (AN V.57)

“Eu tenho amor bondade pelos seres sem patas, amor bondade pelos seres com duas patas, amor bondade pelos seres com quatro patas, amor bondade pelos seres com muitas patas. […] Que todas as criaturas, todos os seres que respiram, todos os seres – todos sem exceção – desfrutem de boa fortuna. Que nenhum deles sofra nenhum dano.” – Buda (AN IV.67)

“O PLANO do Buda foi muito além de aprender a ficar ‘bem’. O seu objetivo era o de tornar-nos budas […].” – Mingyur Rinpoche, No livro “Alegre Sabedoria”

“O ensinamento do Buda é essencialmente prático. Não é apenas para um grupo de pessoas ou um país, mas para todos os seres sencientes. As pessoas podem seguir esse caminho de acordo com a sua capacidade e inclinação.
Eu, por exemplo, comecei a minha educação budista ainda criança e, embora já tenha quase 86 anos, ainda estou aprendendo. Portanto, sempre que posso, encorajo os budistas que encontro para serem budistas do século 21, a descobrir o que o ensinamento realmente significa e a colocá-lo em prática. Isso envolve ouvir e ler, pensar sobre o que você ouviu e leu e familiarizar-se profundamente com isso.” – Dalai Lama, Mensagem no Saga Dawa de 2021

“Monges, eu não vejo nenhuma outra coisa que, quando indomada, desguardada, desprotegida, e incontida, conduz a tanto dano como a mente. Uma mente indomada, desguardada, desprotegida, e incontida conduz a muito dano. Monges, eu não vejo nenhuma outra coisa que, quando domada, guardada, protegida, e contida, conduz a tanto benefício como a mente. Uma mente domada, guardada, protegida, e contida conduz a muito benefício.” – Buda, Adanta Sutta, AN I.31-40

FALA CORRETA: “Monges, um enunciado dotado com estes cinco elementos é bem falado, não é mal falado. Não será passível de crítica e censura pelos sábios. Quais cinco? É falado no momento apropriado. Contém a verdade. Falado com afeição. Falado para trazer benefício. Falado com a mente plena de amor bondade.” – Buda, Vaca Sutta: Um Enunciado | Saiba mais

FALA CORRETA: O tipo de palavras que o Buda não diz: Não correspondem aos factos, não são verdadeiras, não são benéficas, são antipáticas e desagradáveis para outras pessoas. Correspondem aos factos, são verdadeiras, não são benéficas, porém são antipáticas e desagradáveis para outras pessoas. Não correspondem aos factos, não são verdadeiras, não são benéficas, porém são simpáticas e agradáveis para outras pessoas. Correspondem aos factos, são verdadeiras, não são benéficas, porém são simpáticas e agradáveis para outras pessoas. / O tipo de palavras que o Buda diz no momento mais apropriado: Correspondem aos factos, são verdadeiras, são benéficas, são antipáticas e desagradáveis para outras pessoas. Correspondem aos factos, são verdadeiras e benéficas, são simpáticas e agradáveis para outras pessoas. – Fonte: Abhaya Sutta | Saiba mais

“Parentes, amigos e companheiros dão as boas vindas à pessoa que retorna após uma longa viagem. Da mesma maneira, quando uma pessoa falece e deixa este mundo, são as boas ações (méritos) que ela fez que a acolhem.” – Buda, Dhp 219-220

“Melhor do que mil palavras insignificantes, é uma palavra com significado, ao ouvi-la se obtém a paz.” – Buda, Dhp 100

“Vocês próprios devem esforçar-se; os Budas só apontam o caminho. Aqueles que meditam e trilham o caminho ficam livres dos laços de Mara.” – Buda, Dhp 276

“O Buda não se tornou um super-humano. Ele tornou-se verdadeiramente humano.” – Jetsunma Tenzin Palmo

“O Buda plantou esperança sem fim em nossos corações. À primeira vista o budismo ou a sua radical interpretação do zen parece árido, à primeira vista parece retirar apoios e bengalas, mas na verdade ele nos dá esperança sem fim. Porque há impermanência, porque o karma é mutável, porque somos capazes de mudar nossas ações e assim capazes de produzir frutos diferentes, somos senhores do nosso futuro. Assim esse dedo do budismo aponta para a liberdade, sem medo de deuses, sem medo de demónios, sem medo de castigos infinitos, sem medo de destinos inelutáveis. O budismo aponta para a esperança acima de tudo.” – Monge Genshô, Podcast Gotas do Dharma, episódio 189

“O Ensinamento do Buddha é a maior herança que o homem recebeu do passado.
A mensagem do Buddha ensinada há mais de 2500 anos, uma mensagem de não-violência e paz, de amor e compaixão, de tolerância e compreensão, de verdade e sabedoria, de respeito e consideração pela vida, de liberdade em relação ao egoísmo, ódio e violência, permanece válida até hoje e permanecerá como a Verdade. Essa é uma mensagem eterna.”
– Teh Thean Choo A.M.N., Presidente da Buddhist Missionary Society
No prefácio da 5ª edição do livro “No Que Os Buddhistas Acreditam”

“Se os seres soubessem, como eu sei, os resultados de dar e compartir, eles não comeriam sem antes ter dado, nem permitiriam que a mácula do egoísmo tome conta das suas mentes.
Mesmo se fosse o seu último bocado, a sua última mordida, eles não comeriam sem ter compartido, se houvesse alguém com quem compartir. Mas porque os seres não sabem, como eu sei, os resultados de dar e compartir, eles comem sem ter dado. A mácula do egoísmo toma conta das suas mentes.” – Buda, Dana Sutta, It 26

“O BUDA foi uma pessoa notável, sua paz, compaixão e sabedoria são lendárias. Há algo sobre a iluminação que é muito atraente. Da mesma forma, há algo sobre a liberdade que não podemos ignorar. É por isso que, pouco a pouco, as pessoas vão entendendo o alcance do Budismo.” – Ajaan Brahmavamso, Livro “Meditação: o coração do budismo”

“Aqueles que se apegam a perceções e ideias, andam por aí dando cabeçadas no mundo.”
– Buda, Magandiya Sutta (Sn 4.9)

Budismo e Iluminação

“Todas as outras religiões dizem ter-se originado no céu e descido para a terra. O Buddhismo se originou de uma mente Iluminada nesta terra e transcendeu os céus.” – Ven. Dr. K. Sri Dhammananda | Saiba mais.

“O budismo não é a religião do acreditar. É a religião do despertar” – Monge Genshõ | Saiba mais.

“Aprender o Caminho é ir além da mente, do pensamento e da consciência.” – Eihei Dogen

“Quando uma gota d’água cai no oceano, quando um grão de pó cai na terra, a gota d’água já não é mais uma gota d’água, torna-se o Oceano, e o grão de poeira torna-se a Terra inteira.” – Eihei Dogen

“Como se impede que uma gota de água jamais seque? Atirando-a ao mar” – Provérbio Tibetano

“A iluminação é quando uma onda se dá conta que é o oceano.” – Thich Nhat Hanh | Saiba mais.

“A minha religião é não enganar a mim mesmo.” – Milarepa

Um homem aponta o céu O tolo olha o dedo O sábio vê a lua – Provérbio Chan

“O objetivo do budismo não é estudar o budismo. O objetivo do budismo é estudar a si mesmo.” – Shunryu Suzuki

“Ser zen não é ficar numa boa o tempo todo, de papo para o ar, achando tudo lindo sem fazer nada. Ser zen é ser ativo. É estar forte e decidido. É caminhar com leveza, mas com certeza. É auxiliar a quem precisa, no que precisa e não no que se idealiza.” – Monja Coen

“A estrutura do Budismo é experiencial. Você tem que ir lá e experimentar.” – Monge Genshô

“Antes da iluminação: cortar lenha, carregar água. Depois da iluminação: cortar lenha, carregar água.” – Provérbio Zen

“O budismo e os budistas são duas entidades diferentes. O budismo é perfeito. Os budistas não são.” – Dzongsar Jamyang Khyentse Rinpoche

“A extensão da sua realização será conhecida quando você encarar circunstâncias difíceis. Você não saberá a extensão da sua realização quando as coisas correm bem. As circunstâncias difíceis revelarão as suas falhas ocultas.” – Khenpo Munsel

“Budismo não é para os santos, para os calmos, para os iluminados. Budismo é para os arrogantes, preguiçosos e ignorantes, que queiram se transformar.” – Rev. Mauricio Hondaku | Saiba mais.

“Não pense no budismo como um tipo de sistema de crenças estreito e de mente fechada. Não é.
A doutrina budista não é uma fabricação histórica derivada da imaginação e especulação mental, mas uma explicação psicológica precisa da verdadeira natureza da mente.” – Lama Zopa Rinpoche

“O ZEN não é a religião de acreditar. O ZEN é a religião de destruir as crenças e colocar de novo o homem na responsabilidade de seus próprios destinos. Você é que é o pavimentador do caminho sob o qual você anda.” – Monge Genshô

“O Budismo é uma construção contínua, não está congelado no tempo, e isso é uma coisa maravilhosa do meu ponto de vista.” – Monge Genshô

“Estudar o Caminho é estudar a si próprio. Estudar a si próprio é esquecer-se de si próprio. Esquecer-se de si próprio é tornar-se iluminado por todas as coisas do universo. Ser iluminado por todas as coisas do universo é livrar-se do corpo e da mente, de si próprio e dos outros, neste momento, até mesmo os traços de iluminação são eliminados, vida com iluminação sem traços continua para sempre.” – Dogen Zenji, Genjokoan

“Embora em essência seja bastante simples, o budismo não se presta a uma explicação fácil. Ele é complexo, vasto e profundo, quase além da imaginação.” – Dzongsar Khyentse Rinpoche, Livro “O que faz você ser budista?”

“Então, o que é o acordar? O que é a iluminação? A iluminação é o despertar de um sonho. Nós estamos mergulhados em um sonho de nossa identidade. Eu acho que sou “eu”, estou me importando com as posses do “eu” aqui e agora. Não estou enxergando a unidade de tudo, a interconexão, o facto de que todas as coisas e eu somos um.
Como não enxergo isso, então estou sonhando. E esse sonho do “eu” que tanto amamos, da nossa identidade pessoal, é a nossa perdição. Por isso que quando o Buddha se ilumina, ele diz para o vulto dele mesmo “tu não me enganarás mais!” Porque quem nos engana somos nós mesmos.” – Monge Genshô

“O BUDISMO não pode ser entendido a partir dos livros e nem vai ser entendido daquilo que eu digo. Você só vai compreender o Budismo através das suas próprias experiências pacíficas na meditação.
É assim que o Budismo é ensinado. Então divirtam-se com a sua meditação e não tenham medo da iluminação.” – Ajaan Brahmavamso, Livro “Meditação: o coração do budismo”

“O budismo é um método, como uma jangada para atravessar um rio. Se você atravessar o rio e chegar na outra margem, você não vai sair carregando a jangada nas costas, não é? O budismo tem uma porta de saída para ele, porque ele também não quer ser aprisionador. Então, também como método de prática, é claro que você pratica, pratica, pratica e parece que nunca tem fim, não tem fim. Mas está dito que se você chega ao fim, você não precisa do budismo. Se chegar na outra margem, você precisa abandonar o barco (o método), senão você não sai andando: fica preso lá na jangada. Essa é a analogia relatada por Buda. No entanto é preciso não ser pretensioso, há pessoas que tem um vislumbre e se acham plenamente iluminadas e pulam do barco no meio do rio e se afogam…” – Monge Genshô | Nota: A analogia relatada pelo Buda pode ser encontrada no Alagaddupama Sutta (MN 22) | Saiba mais.

«’Assim como os sábios testam a pureza do ouro queimando-o, cortando-o e examinando-o por meio de um pedaço de pedra de toque, vocês também deveriam aceitar as minhas palavras depois de examiná-las e não apenas por consideração e reverência por mim.’ (Jñanasara-Samuccaya, p. 31)
Assim, a crença cega é condenada no ensinamento analítico (vibhajjavada) do Buda. A verdade do Dhamma só pode ser compreendida através da serena concentração, reflexão e insight (samatha e vipassana), e nunca através da fé cega. Aquele que busca a verdade nunca fica satisfeito com o conhecimento superficial. Ele quer se aprofundar e ver o que está por baixo. Esse é o tipo de busca encorajada no Budismo. Esse tipo de pesquisa produz o entendimento correto.»
– Piyadassi Thera, The Seven Factors of Enlightenment | Saiba mais.

“Quando estudamos os ensinamentos do Buda, devemos ter o cuidado de entendê-los corretamente.
Se entendermos mal os ensinamentos do Buda, isso não será apenas injusto para o Buda, mas também prejudicial para nós mesmos e para os outros. Não devemos estudar o Dharma apenas para debater ou para exibir o conhecimento que acumulamos. A única razão para estudar o Dharma é colocá-lo em prática.
Os ensinamentos sobre o não-eu e o nirvana são profundos e maravilhosos, mas muito fáceis de serem mal interpretados. Devemos estudá-los de forma séria e sincera. Muitos dos contemporâneos do Buda, até mesmo alguns dos seus próprios discípulos, entenderam-no mal, então, é claro, também nós podemos entender mal.”
– Thich Nhat Hanh, Livro “Thundering Silence”

“A ILUMINAÇÃO nada mais é do que o estado além de todos os obstáculos, da mesma forma que do auge de uma montanha muito alta sempre se vê o sol. A iluminação não é um paraíso ou algum lugar especial de felicidade, mas é de facto a condição além de todos os conceitos dualistas, incluindo os de felicidade e sofrimento.
Quando todos os nossos obstáculos forem superados e nos encontrarmos em estado de presença total, a sabedoria da iluminação manifesta-se espontaneamente sem limites, assim como os infinitos raios do sol. As nuvens dissolveram-se, e o sol está finalmente livre para brilhar mais uma vez.” – Namkhai Norbu Rinpoche

Ciência

“Defendi a necessidade e a possibilidade de uma mundivisão baseada na ciência, mas numa ciência que não nega a riqueza humana nem a validade de outros modos de conhecimento para além do científico.” – XIV Dalai Lama | Saiba mais.

“A ciência não é só compatível com a espiritualidade; é uma profunda fonte de espiritualidade. Quando reconhecemos o nosso lugar na imensidão de anos-luz e no transcorrer das eras, quando compreendemos a complexidade, a beleza e a subtileza da vida, então o sentimento sublime, misto de júbilo e humildade, é certamente espiritual.” […] “A noção de que a ciência e a espiritualidade são de alguma maneira exclusivas, presta um desserviço a ambas ” – Carl Sagan | Saiba mais.

Desapego, Apego e Impermanência

“O desapego não é desprezo nem indiferença, mas liberdade a respeito do que se possui, daquilo que nos possui e daquilo que nós não possuímos.” – Ven. Dhammika | Saiba mais.

“Quando não há apego nem ódio a sua natureza luminosa se manifesta.” – Jianzhi Sengcan

“Não é a impermanência que nos faz sofrer. O que nos faz sofrer é querer que as coisas sejam permanentes quando não são.” – Thich Nhat Hanh

“O que nasce, morre. O que chega, parte. O tomado será perdido. O feito será quebrado. O tempo passa como uma flecha. Tudo é efémero. Há algo neste mundo que não seja transitório?” – Eihei Dogen

Tradução alternativa:
“Tudo o que nasce morre. Tudo o que chega parte. O que foi tomado será perdido. O que foi feito será quebrado. O tempo passa como uma flecha. Tudo é efêmero. Há algo, neste mundo, que não seja transitório? – Dogen Zenji

“– Você vê este cálice? pergunta Ajahn Chah, o mestre de meditação tailandês. – Para mim, este copo já está quebrado. Eu gosto dele; eu bebo dele. Ele retém a minha água admiravelmente, às vezes até refletindo o sol em belos padrões. (…) Mas quando coloco este copo na prateleira e o vento o derruba ou meu cotovelo o empurra da mesa e ele cai no chão e se estilhaça, eu digo: ‘Claro’. Quando eu entendo que o copo já está quebrado, cada momento com ele é precioso.” – Ajahn Chah

“Para o pensamento budista não existe nada eterno, não existe uma alma eterna nem um Eu eterno. Tudo o que existe é mudança e fluxo, você está mudando e pode mudar cada vez mais. E isso é uma excelente notícia, porque se você fosse congelado nas suas características atuais ou no seu Eu atual, com todos os defeitos que você tem, que oportunidade haveria de mudança e melhora? Porque teríamos uma coisa como ‘a prática’? – Monge Genshô. No vídeo “Como preparar a mente para as mudanças?”, Junho de 2022

“O Ano Novo é uma lembrança da impermanência. A nossa vida é impermanência. A nossa vida é como é como ondas do oceano, para cima e para baixo.” – Yongey Mingyur Rinpoche

Doença, Velhice e Morte

“Para todos aqueles que estão doentes no mundo, até que todas as suas doenças tenham sido curadas, possa eu mesmo tornar-me o médico, o enfermeiro e o próprio medicamento” – Shantideva

“Se você não consegue fazer as pazes com a ideia do envelhecimento e da morte, é um sinal que você não sabe viver, que você no aqui e agora está a fazer algo errado.” – Ajahn Mudito

“‘Hoje não morrerei’, esta certeza não temos.” – Chagdud Tulku Rinpoche

“No exato dia em que você nasceu você começa a morrer. Não desperdice mais nenhum momento.” – Dilgo Khyentse Rinpoche

“Os meus seios costumavam ser tão bonitos, volumosos, redondos, juntos e elevados; agora eles caem como bolsas de água — a palavra do veraz é confirmada. O meu corpo costumava ser tão bonito, como uma laje de ouro polida; agora está coberto de finas rugas — a palavra do veraz é confirmada.” – Ambapālī, Therigatha 13.1

“O velhinho que você vai ser, depende do jovem que você é agora.” – Ajahn Mudito | Saiba mais.

“Vida-morte são de extrema importância. / O tempo rapidamente se esvai e a oportunidade se perde. / Cada um de nós deve esforçar-se para despertar. / Cuidado! / Não desperdice a sua vida.” – Prece Zen Budista

“O problema é que você pensa que tem tempo.” – Jack Kornfield

Fé, Crença e Investigação

“Algumas pessoas iriam acreditar na minha palavra se eu dissesse que a fruta era amarga, mas se elas simplesmente acreditassem que era amarga sem nunca experimentá-la, aquela crença seria inútil (mogha), não teria nenhum valor de significado.” – Ajahn Chah | Saiba mais.

“Pessoas de mente aberta tendem a se interessar pelo budismo porque o Buda sugeriu às pessoas investigarem as coisas – ele não apenas as ordenou a acreditar.” – 14º Dalai Lama

“Se vocês ainda acham que treze é um número azarado, isso é saiyasatr. Ainda estão dormindo. Existem muitos outros exemplos de superstição, mas achamos melhor não nomeá-los. Algumas pessoas podem se sentir ofendidas. Estes tipos de coisas são prisões. Porque não olhamos com cuidado suficiente para vê-las como tal, mesmo o número “13” se torna uma prisão.” – Ajahn Buddhadasa

Felicidade, Bem-estar e Paz

«O erro mais comum é confundir o prazer com a felicidade. O prazer, diz um provérbio hindu, “é somente a sombra da felicidade”. […] A felicidade autêntica não está ligada a uma ação, a uma atividade, mas é um estado de ser, um profundo equilíbrio emocional decorrente de uma sutil compreensão do funcionamento da mente.» – Matthieu Ricard | Saiba mais.

“Procurar a felicidade e ficar indiferente ao sofrimento dos outros é um erro trágico.” – 14º Dalai Lama

“Não permita que o comportamento dos outros tire a sua paz.” – 14º Dalai Lama

“Damos ao outro a missão impossível de nos fazer felizes.” – Lama Tsering Everest

“A verdadeira felicidade não depende de nenhum ser, de nenhum objeto exterior. Só depende de nós mesmos.” – 14º Dalai Lama

“Viver no aqui e agora, não significa que nunca pensemos no passado ou que nunca planearemos o futuro com responsabilidade, a ideia é simplesmente não nos permitirmos andarmos à deriva no meio de arrependimentos acerca do passado e de preocupações com o futuro.” – Thich Nhat Hanh

“O silêncio é algo que vem do seu coração, não de fora. O silêncio não significa não falar e não fazer as coisas. Significa que você não está perturbado por dentro. Se você está realmente em silêncio, então não importa em que situação você se encontre, você pode desfrutar do silêncio.” – Thich Nhat Hanh

“A paz só pode durar onde os direitos humanos são respeitados, onde as pessoas são alimentadas e onde os indivíduos e as nações são livres.” – 14º Dalai Lama | Saiba mais.

“AS NOSSAS QUEIXAS afugentam a felicidade. Pensamos nas coisas que nos faltam, e não nas muitas razões maravilhosas que temos para sermos felizes aqui e agora.” – Gyalwang Drukpa, No livro “Iluminação Diária”

“Com o tempo compreendi que considerar o bem-estar dos outros seres era essencial para descobrir a minha própria paz de espírito.” – Mingyur Rinpoche, No livro “Alegre Sabedoria”

“O presente mais valioso que possamos oferecer a alguém é a nossa presença.” – Thich Nhat Hanh

“O Buda não apoiou a visão de que nós, como indivíduos ou como espécie, estamos evoluindo naturalmente em direção à libertação de uma vida para outra, quer tentemos ou não. O caminho do Dharma requer um esforço consciente e hábil. Sem o Dharma, o continuum de consciência de cada indivíduo continua sem fim, passando de uma insatisfação para outra. O Buda não se contentou em alcançar estados de consciência que traziam mera felicidade ou paz temporária. Ele estava buscando a libertação definitiva do ciclo da existência. Essa foi a sua grande descoberta.” – B. Alan Wallace, Tibetan Buddhism from the Ground Up: A Practical Approach for Modern Life

Interdependência e Vacuidade

“Se você for um poeta, verá claramente que há uma nuvem flutuando nesta folha de papel. Sem uma nuvem, não haverá chuva; sem chuva, as árvores não podem crescer e, sem árvores, não podemos fazer papel. A nuvem é essencial para que o papel exista. Se ela não estiver aqui, a folha de papel também não pode estar aqui, Logo, nós podemos dizer que a nuvem e o papel intersão.” – Thich Nhat Hanh | Saiba mais.

“Os verdadeiros ensinamentos sobre a vacuidade implicam num espaço infinitamente aberto, que permite a qualquer coisa aparecer, mudar, desaparecer e reaparecer.” – Tsoknyi Rinpoche | Saiba mais.

“Não somos uma entidade separada dos resto do mundo. O mundo somos nós. Nós somos o mundo.” – XIV Dalai Lama

“Esquerda e direita são apenas aspectos de pontos de vista económicos ou ideológicos. Não há absoluta esquerda ou direita; as coisas nunca são preto ou branco, há sempre espaço para cinza e um meio-termo. Tudo depende da motivação das pessoas envolvidas.” – XIV Dalai Lama

“Nenhum fenómeno que aparece diante da nossa percepção tem natureza própria, pois qualquer fenómeno surge apenas como resultado da interação de outros múltiplos fatores” – Dokushô Villalba | Saiba mais.

“Se o Cosmos existe, então existe uma partícula de poeira. Se a partícula de poeira não existe, então todo o Cosmos não existe. Todo o Cosmos pode ser colocado na ponta de um fio de cabelo, e o sol e a lua podem ser vistos num grão de mostarda. Um contém tudo e tudo é apenas um.” – Thich Nhat Hanh

“Você vive no mundo como um indivíduo, mas antes de se tornar forma humana, você já estava aqui, sempre esteve aqui. Sempre estamos aqui. Entende?” – Shunryu Suzuki

“Este nosso planeta azul é um lindo habitat. A sua vida é a nossa vida; o seu futuro o nosso futuro. Na verdade, a terra atua como uma mãe para todos nós. Como crianças, dependemos dela. O nosso mundo é profundamente interdependente, tanto em termos das nossas economias quanto em relação a problemas como as mudanças climáticas que desafiam a todos nós.” – Dalai Lama

“Nada existe por si só. Todos nós pertencemos uns aos outros; não podemos cortar a realidade em pedaços. A minha felicidade é a sua felicidade; o meu sofrimento é o seu sofrimento. Nós nos curamos e nos transformamos juntos.” – Thich Nhat Hanh

“As pessoas comuns veem o corpo e o mundo como dois; os sábios reconhecem que a sua natureza essencial não é dual. A natureza não-dual é a natureza de Buda.” – Huineng

“O tempo abarca toda existência; isto é, ‘o tempo é a existência, e a existência é o tempo’. O tempo é a natureza radiante de cada momento que se esvai; é o cotidiano no presente, agora. […] O mundo inteiro está incluso em nós mesmos. É este o princípio por trás que tudo no mundo nada mais é que o tempo. Cada instante de tempo cobre o mundo todo. […] Cada ser no mundo inteiro está ligado visceralmente um com o outro, e não pode jamais ser separado desta simultaneidade que é o tempo.” – Dogen Zenji, Capítulo 16 do Shôbôgenzô

“Os pássaros lá fora somos nós. Do mesmo modo, os sons, as árvores, o riacho. Nós não somos nós, “eus” separados. Nós somos tudo isso, embora perdidos nesse instante pensando que somos separados.” – Monge Genshô

Karma-vipaka (ação e frutos da ação)

“KARMA é como um jogo de xadrez. Onde quer que você esteja no tabuleiro neste momento é o resultados das suas ações passadas. Mas o que você vai fazer no próximo momento depende da situação atual.” – Chogyam Trungpa

“A forma como as pessoas nos tratam é o karma delas. A forma como reagimos é o nosso karma.” – Trulshik Rinpoche

“A nuvem não está perdida; ela se transforma em chuva, e a chuva se transforma em relva. Eu sou uma continuação, assim como a chuva é a continuação da nuvem.” – Thich Nhat Hanh, “No Death, No Fear”

“Devido às sementes que plantamos no passado, certas coisas provavelmente acontecerão. A forma como respondemos a esses eventos plantam novas sementes. Em outras palavras, estamos constantemente criando o nosso próprio futuro. Se respondermos de forma hábil, os resultados serão bons. Se respondermos de forma inábil, teremos dificuldades no futuro.” – Jetsunma Tenzin Palmo, No livro “No coração da vida”

“Nossos pensamentos criam forças que determinarão nossas ações futuras. Assim, eles geram karma.” – Monge Genshô

Meditação e Prática Budista

“Se não estivéssemos presentes apenas de vez em quando, não teria importância; mas o facto é que não estamos presentes na maior parte da nossa vida” – Jetsunma Tenzin Palmo | Saiba mais.

“Se o meditador for capaz de usar tudo o que ocorre na sua vida como a Via, o seu corpo torna-se uma cabana de retiro” – Jigme Lingpa | Saiba mais.

“Devemos prolongar a prática de uma hora para um dia e de um ano para uma vida.” – Dogen Zenji

“Aproveite este refúgio de montanha e ainda sinta a melancolia, Estudando o Sutra do Lótus todos os dias, Praticar Zazen em pensamento único; O que importa o amor e o ódio, Quando eu estou aqui sozinho, Ouvindo o som da chuva no final desta noite de outono.” – Dogen Zenji

“Mindfulness não é pensamento possitivo. É a consciência aberta e a aceitação de toda a experiência presente, agradável ou não, sem apego ou resistência.” – Karmapa Trinley Dorje

“Aprender a meditar é o maior presente que você pode se dar nesta vida.” – Sogyal Rinpoche

“Simplesmente meditar ou orar por mudanças não é suficiente. Tem que haver ação.”- 14º Dalai Lama

“A meditação nos permite reconhecer as nossas emoções fortes e prevenir que elas nos dominem.” – Thich Nhat Hanh

“É essencial manter a continuidade da meditação, dia após dias, pois, é assim que ela ganha, pouco a pouco, em amplitude e estabilidade, como um filete de água que se transforma em riacho e depois em rio.” – Matthieu Ricard

“A meditação não é fuga. É um sereno encontro com a realidade.” – Thich Nhat Hanh

“Considero a meditação como musculação de neurônios, a escolha de sinapses. Só podemos escolher depois de conhecer as possibilidades. Todos os condicionamentos que nos fazem ser o que somos foram herdados e/ou adquiridos; parecem fixos e permanentes, mas não é bem assim. Podemos escolher e criar novos programas neste nosso computador de última geração.” – Monja Coen (no livro “O sofrimento é opcional”)

“A pratica budista só tem sentido se é usada na vida diária.” – Monge Genshô

“A única diferença entre a meditação e o aprofundamento de uma amizade é que, no primeiro caso, o amigo que aprendeis pouco a pouco a conhecer sois vós.” – Mingyur Rinpoche

“Se você pensa que amanhã é o momento de praticar, logo descobrirá que a vida passou. Quem pode dizer quando virá a morte? Pense sempre nisso e dedique-se à prática.” – Milarepa

“Ao praticante é dado o direito de errar. Somos todos humanos, e cometemos erros. Ao praticante não é dado apenas um direito: o de não praticar.” – Thich Nhat Hanh

“O Buda nunca disse para fazer meditação porque é bom para aliviar o stress. O Buda ensinou a meditação para que possamos entender a nossa mente. Assim que começarmos a entender a nossa mente, o stress e outras aflições irão naturalmente dissolver-se.” – Gyalwa Dokhampa

“A prática oferecida a nós pelo Buda não é estar no piloto automático, mas a prática da consciência, da vida consciente.” – Thich Nhat Hanh

“A maioria das pessoas se encanta com a teoria, mas não é possível entender o Zen sem a prática.” – Monge Genshô

“Orações e meditação não são suficientes, especialmente em tempos como este. A meditação deve ser acompanhada de ações sábias e compassivas.” – Mingyur Rinpoche

“A meditação libera espaço na mente, nos dá espaço para a experiência. ⁣Normalmente, a nossa vida é tão atravancada que não temos espaço nem para respirar. ⁣Mas a meditação nos dá espaço para respirar, de modo que as coisas podem surgir e, assim, o entendimento e a experiência podem aparecer.” – Jetsunma Tenzin Palmo⁣, no livro “No Coração da Vida”

“O conhecimento teórico não tem fim. Leve para o coração e pratique o que aprendeu.” – Chokyi Nyima Rinpoche

“A palavra meditação é um substituto muito pobre para o termo original bhāvanā, que significa ‘cultivo’ ou ‘desenvolvimento’, ou seja, cultivo mental ou desenvolvimento mental. O bhāvanā budista, propriamente falando, é o cultivo mental no sentido pleno do termo.” – Walpola Rahula

“A compreensão não é possível se você não reserva um tempo para olhar profundamente… A meditação é olhar profundamente para compreender.” – Thich Nhat Hanh

“É comum o equívoco de associar a meditação à supressão de emoções, ao fazer de conta que se é uma boa pessoa e dizer ‘certo’ quando se sente que algo está ‘errado’.” – Mingyur Rinpoche, Revista Visão, Agosto de 2022 | Saiba mais

“Na meditação budista existem três fatores essenciais: moralidade, concentração e sabedoria. Os três crescem juntos à medida que a sua prática se aprofunda.” – Bhante Gunaratana

“Aspire não apenas a entender o Dharma intelectualmente, mas também a compreendê-lo experiencialmente.” – Dzongsar Khyentse Rinpoche

“A porta está sem tranca mas ninguém pode abri-la por nós, abram então a porta e tendo-a aberto, tenham a coragem de a transpor.” – Ajahn Jayasaro

A MEDITAÇÃO É BEBER: “Se você tem um copo cheio de líquido, pode discursar para sempre sobre as suas qualidades, discutir se é frio, quente, se é realmente, e verdadeiramente, composto de H2O, ou mesmo água mineral ou saquê. A meditação é beber!” – Taisen Deshimaru

“ZAZEN é Sentar-se e Sentir-se” – Dokushô Villalba

“A prática do Dharma deve levá-lo ao ponto de poder manter a mesma consciência constante, dentro ou fora das sessões de prática.” – Dilgo Khyentse Rinpoche, no livro “O Tesouro do Coração dos Iluminados”

“Todas as práticas são insignificantes se elas não transformarem as nossas mentes.” – Jetsunma Tenzin Palmo

“O que é importante é o que cada um faz no ponto em que está. Isso é que é o valor, não é o que faz, é o que faz no ponto em que está.” – Ajahn Appamado, na palestra “Sobre as Cinco Qualidades Espirituais”, 08/10/2022

“Não nos sentamos em meditação para nos tornarmos bons meditadores. Sentamo-nos em meditação para estarmos mais despertos na vida.” – Pema Chödrön

“Nós dizemos que não temos tempo para praticar, mas toda a nossa vida é uma prática.” – Jetsunma Tenzin Palmo

“O Dharma não é terapia. […] Se você pratica e a sua vida não vira de cabeça para baixo, é sinal de que está fazendo alguma coisa errada. É isso que distingue o Dharma dos métodos da nova era, que incluem auras, relacionamentos, comunicação, bem-estar, criança interior, ser “um” com o universo e abraçar árvores. Do ponto de vista do Dharma, tais interesses são os passatempos dos seres sencientes, brinquedos que logo nos enchem de tédio.” – Dzongsar Khyentse Rinpoche, Livro “Não é para a felicidade”

“O mundo está ruidoso. Há barulho demais, as pessoas expressam-se demais, falam demais… há música demais. Então, é na meditação que eu encontro o silêncio.” – Adriana Calcanhoto, cantora e compositora brasileira, Em entrevista à BLITZ, Abril de 2023

“Meditamos não só por nós, mas por toda a sociedade. Buscamos soluções não só para os nossos problemas, mas para os de todos.” – Thich Nhat Hanh, Livro “How to Connect”

“Nós praticamos para poder reconhecer e compreender a nós mesmos.”- Monge Kōmyō

“ZAZEN é uma crise controlada.” – Monge Genshô, Citado por Monge Kōmyō no vídeo intitulado com o mesmo nome, publicado no canal YouTube “DAISSEN | Zen Budismo por Monge Genshō”, 30/09/2022.

“A meditação de criança pequena é ser criança.” – Monge Kōmyō, Canal YouTube “DAISSEN | Zen Budismo por Monge Genshō”, 22/09/2023.

“Esperamos que os ensinamentos resolvam todos os nossos problemas; esperamos receber meios mágicos para lidar com as nossas depressões, as nossas agressões, os nossos problemas sexuais. Mas, para nossa surpresa, começamos a perceber que isso não vai acontecer.
É muito decepcionante perceber que devemos trabalhar em nós mesmos e no nosso sofrimento, em vez de depender-mos de um salvador ou do poder mágico das técnicas de yoga. […]
Trilhar o caminho espiritual é doloroso. É um desmascaramento constante, descascando camada após camada de máscaras.” – Chögyam Trungpa Rinpoche

«A meditação não tem a ver com tornarmo-nos uma pessoa religiosa, espiritual ou “melhor”. Tem a ver com descobrir quem tu és. A meditação tem a ver com descobrirmo-nos a nós mesmos, quem somos, quem realmente somos, não quem pensamos que somos. Na linguagem budista, dizemos que a meditação consiste em descobrir a verdadeira natureza da nossa mente.» – Dzogchen Ponlop Rinpoche

Mente e Emoções

“Medite na natureza não nascida da sua mente: Como o espaço, sem centro, sem limite; Como o sol e a lua, brilhantes e claros; como a montanha, imóvel, inabalável; Como o oceano, profundo, imensurável.” – Milarepa

“A mente é incessante e luminosa.” – 14º Dalai Lama

“O silêncio é essencial. Precisamos de silêncio, tanto quanto precisamos de ar, tanto quanto as plantas precisam de luz. Se as nossas mentes estão cheias de palavras e pensamentos, não há espaço para nós.” – Thich Nhat Hanh

“A essência dos ensinamentos do Buda pode ser reduzida a um único ponto: a mente é a fonte de toda a experiência, e mudando a direção da mente, podemos mudar a qualidade de tudo o que experimentamos. Quando você transformar a sua mente, tudo o que você experimentar será transformado.” – Mingyur Rinpoche

“Há dois tipos de sofrimento: há o sofrimento do qual você foge, que te segue por toda parte, e há o sofrimento que você enfrenta de frente, e daí se liberta.” – Ajahn Chah

“A falha humana que eu mais gostaria de corrigir é a agressão. Ela pode ter sido vantajosa para a sobrevivência nos dias dos homens das cavernas, para obter comida, território ou um parceiro com quem se reproduzir, mas agora ameaça destruir todos nós.” – Stephen Hawking (Stephen H. não é budista mas a citação pertinente)

“As nossas emoções são tão fortes, que mesmo quando a verdade está nos olhando na cara, somos incapazes de vê-la.” – Dzongsar Rinpoche

“As situações externas são um espelho do que temos internamente.” – Lama Padma Samten

“Quando você entende a sua mente, você não está mais à mercê dela.” – Shwe Oo Min Sayadaw

“A coisa mais importante que podemos fazer por qualquer pessoa é ajudá-la a transformar a sua mente, ajudá-la a aprender como domá-la, treiná-la. Que maior presente poderíamos dar a alguém?” – Jetsunma Tenzin Palmo

“Preste mais atenção ao seu mundo interior e aprenda a lidar com a sua própria mente. É assim que você pode aprender a lidar com qualquer problema.” – 14º Dalai Lama

“Tu não és a pessoa limitada e ansiosa que pensas ser. Qualquer mestre budista treinado pode dizer-te, com toda a convicção da experiência pessoal, que, na verdade, tu és o próprio coração da compaixão, completamente consciente e plenamente capaz de alcançar o maior bem, não apenas para ti, mas para todos e tudo o que puderes imaginar. O único problema é não reconheceres estas coisas acerca de ti mesmo.” – Mingyur Rinpoche, The Joy of Living

“A sua mente é a base de tudo o que você experimenta na vida e de todas as contribuições que você pode dar à vida dos outros. Dado esse facto, faz sentido em treiná-la.” – Sam Harris

“A purificação refere-se à possibilidade da mente se manifestar livre de tudo aquilo que impede a sabedoria e a compaixão.” – Sagarapriya, podcast Centro Upaya, episódio “O papel das imagens no Budismo Tibetano”

“A mente é o que eu faço dela, ela foi o que eu fiz dela, e ela vai ser aquilo que eu fizer dela.” – Ajahn Mudito, palestra “O Dhamma das moscas”, publicada no YouTube em 22/10/2023 | Saiba mais.

Natureza e Alimentação

«O arroz e os outros vegetais têm vida, os peixes e os outros animais têm vida, e é graças às suas vidas que podemos viver. Recebamos a comida com gratidão pelas suas preciosas vidas, sempre dizendo: “eu agradecidamente recebo esta dádiva de alimento” e “agradeço por essa maravilhosa comida”» – Eihei Dogen | Saiba mais.

“Um dia de chuva é tão belo como um dia de sol. Ambos existem; cada um como é.” – Alberto Caeiro in “Poemas Inconjuntos”, heterónimo de Fernando Pessoa | Saiba mais.

“O alimento destina-se a nutrir o seu corpo e ajudar a sua mente a encontrar a iluminação.” – Jeong Kwan

“Recebamos esse alimento conscientes dos inumeráveis esforços necessários para que ele chegue até nós. Examinemos a nossa prática para verificar se ela é digna dele. Recebamos esse alimento como um remédio que nos ajuda a continuar a praticar. Recebamos esse alimento livres de toda a avidez. Comemos para praticar o bem, para evitar o mal, para seguir o Caminho de Buda.” – As 5 Contemplações, Prece Zen Budista

“Preparar comida não é apenas sobre você e os outros. É sobre tudo!” – Shunryu Suzuki

Realidade, Mundo e Percepção

“Como você vê o mundo é apenas um reflexo da sua própria mente.”- Kyabgön Phakchok Rinpoche | Saiba mais.

“Vivemos num mundo de nossa própria criação, um mundo construído pelas nossas próprias percepções únicas que acreditamos na integra, a cada ano, cada dia, cada hora e a cada momento das nossas vidas.” – Dzongsar Jamyang Khyentse | Saiba mais.

“O que condiciona a nossa experiência do mundo não é o que as coisas são, é a ideia que nós temos sobre as coisas. Ao trabalharmos sobre as ideias que temos sobre as coisas, modificamos completamente a nossa experiência do mundo e a nossa realidade.” – Tsering Paldron | Saiba mais.

“O erro que todos cometemos é considerar que o nosso ponto de vista estreito, pequeno, insignificante é a realidade universal, é a Verdade! Em vez de reconhecermos que é uma pequeníssima percepção de algo tão vasto, enorme e misterioso, que é a existência.” – Dokushô Villalba | Saiba mais.

“Com a nossa mente criamos o nosso mundo e o nosso lugar nele.” – Gyalwa Dokhampa | Saiba mais.

“De mãos vazias entrei no mundo De pés descalços, eu parto. Meu vir, meu ir — Dois simples eventos Que se enredaram.” – Kozan Ichikyo

“O universo inteiro nas dez direções é uma pérola brilhante.” – Xuansha Shibei

“Em cada átomo dos reinos do Universo, Existem vastos oceanos de Universos.” – Escritura budista “O Grande Ornamento Floral”. Citada no livro “O Univero num Átomo”, de Dalai Lama. | Saiba mais.

“Transcendendo todas as coisas do mundo, transcende-se todo o bem e o mal. Acima de causa e efeito, além do nascimento e da morte. Nascido neste mundo, pode-se transcender o mundo. Além do mundo, conhecendo o mundo – este é o objetivo do ensinamento do Buda.” – Ajahn Chah

“Sou alguém eternamente perdido, ninguém está mais mergulhado na ilusão do que eu.
Sou alguém iludido com enfeites bonitos, sou completamente consciente disso quando faço zazen.”
– Mestre Kōdō Sawaki, Citado por Kōmyo Sensei*

Relacionamentos, Amor e Compaixão

4 Elementos do Amor Genuíno: Bondade Amorosa, Compaixão, Alegria, Inclusividade. – Sabedoria Budista | Saiba mais.

“O sol não pergunta o que vamos fazer com a sua energia. Ele simplesmente irradia!” – Lama Padma Samten

“Não deixe uma pequena disputa ferir uma grande amizade” – 14º Dalai Lama

“Quando você é jovem, saudável e forte, às vezes pode ter a sensação de que é totalmente independente e não precisa de mais ninguém. Mas isso é uma ilusão. Mesmo nessa época da sua vida, simplesmente porque você é um ser humano, você precisa de amigos, não é?” – 14º Dalai Lama

“A maneira como nos relacionamos com os outros dependerá da maneira como nos relacionamos com nós mesmos.”- Godwin Samararatne

“Você nunca deve ter EXPECTATIVAS em relação às outras PESSOAS. Apenas seja gentil com elas.” – Pema Chodron

“O amor é a capacidade de cuidar, proteger, nutrir. Se você não é capaz de gerar esse tipo de energia para si mesmo, é muito difícil cuidar da outra pessoa. Amar a si mesmo é o fundamento do amor a outras pessoas. O amor é uma prática.” – Thich Nhat Hanh

A base da compaixão é a compaixão por si mesmo. – Pema Chödrön

“O amor verdadeiro não contém sofrimento ou apego. Traz bem-estar para nós mesmos e para os outros. O amor verdadeiro é gerado de dentro. Com amor verdadeiro, você se sente completo em si mesmo; você não precisa de algo de fora. O verdadeiro amor é como o sol, brilhando com a sua própria luz e oferecendo essa luz a todos.” – Thich Nhat Hanh

“LEMBRE-SE que o melhor relacionamento é aquele em que o amor de um pelo outro é maior do que a necessidade de um pelo outro.” – Dalai Lama

“Se ajudar os outros lhe parece difícil demais, tente ao menos não prejudicá-los.” – 14º Dalai Lama

“O apego diz: ‘Eu te amo, por isso eu quero que você me faça feliz.’
E o amor genuíno diz: ‘Eu te amo, por isso quero que você seja feliz. Se isso me incluir, ótimo! Se não me incluir, eu só quero a sua felicidade.'” – Jetsunma Tenzin Palmo

“Se eu vejo alguém em necessidade eu irei cuidar. Não porque eu seja boazinha ou esteja numa posição melhor. Mas porque o outro também sou eu.” – Monja Coen

“‘Através do meu amor por ti, quero expressar o meu amor pelo inteiro cosmos, por toda a humanidade e por todos os seres. Vivendo contigo, quero aprender a amar todos e todas as espécies. Se conseguir amar-te, serei capaz de amar todos e todas as espécies na Terra’. Esta é a verdadeira mensagem do amor.” – Thich Nhat Hanh, Teachings on Love, Parallax Press, 1998, p.98.

“A maioria das pessoas quando quer ajudar, pensa em algo para dizer. Pouca gente pensa em permanecer em silêncio como uma expressão de bem-querer. O silêncio também é um ótimo presente para se dar às pessoas.” – Ajahn mudito

“NÃO EXISTE SABADORIA SEM COMPAIXÃO E COMPAIXÃO SEM SABEDORIA.” – Ensinamento Budista

“O primeiro passo na compaixão é perceber as necessidades do outro. Tudo começa com o simples ato da atenção.” – Daniel Goleman

“Eu não quero que o mal desejado a mim volte para ninguém. Eu quero que o bem chegue até essa pessoa, que ela acorde, que ela desperte, e que ela não queira o mal de mais ninguém.” – Monja Coen

“Se você colocar-se no lugar do outro, vai perceber o quanto é destrutivo ferir ou matar qualquer ser, ainda que seja um inseto.” – Chagdud Rinpoche

“Ainda tenho a firme convicção de que a natureza humana é fundamentalmente bondosa, meiga. Essa é a característica predominante da natureza humana.” – 14º Dalai Lama

“Queira o bem de todos os seres. Isso inclui você.” – Monja Coen

“A compaixão e a generosidade devem ser acompanhadas de desapego. Esperar um retorno é uma negociação.” – 14º Dalai Lama

Vida e Sociedade

8 Preocupações Mundanas: Querer ganhar, Não querer perder; Querer ser reconhecido, Não querer ser ignorado; Querer ser elogiado, Não querer ser criticado; Querer prazer, Não querer dor. – Sabedoria Budista | Saiba mais.

“Devemos encontrar a perfeita existência através da existência imperfeita.” – Shunryu Suzuki

“Respire, você está vivo.” – Thich Nhat Hanh

“O Buddha disse que a imoralidade e o crime, tais como roubo, mentira, violência, ódio e crueldade, podem surgir da pobreza. Reis e governantes podem tentar suprimir o crime através da punição, mas é inútil erradicar o crime através da força.” – K. Sri Dhammananda | Saiba mais.

“Nenhum sistema político, não importando o quanto ideal ele possa parecer, pode trazer paz e felicidade se as pessoas no sistema estiverem dominadas pela cobiça, ódio e ilusão.” – K. Sri Dhammananda | Saiba mais.

“O Buddha encorajou o espírito da consulta e o processo democrático. Isso é mostrado na própria comunidade da Ordem, na qual todos os membros têm o direito de decidir sobre assuntos de interesse geral. (…) Pode ser uma surpresa para muitos saber que os rudimentos da prática parlamentar dos dias atuais e que esse procedimento de auto-governo já estavam presentes nas assembléias dos buddhistas da Índia há 2500 anos. ” – K. Sri Dhammananda | Saiba mais.

“O Buddha discutiu a importância e os pré-requisitos de um bom governante. Ele mostrou como um país poderia se tornar corrupto, degenerado e infeliz quando o chefe do governo se torna corrupto e injusto. Ele falou contra a corrupção e como um governo deveria agir baseado em princípios humanitários. ” – K. Sri Dhammananda | Saiba mais.

“Numa época de crescente intolerância e desigualdade, a mensagem do Buda de não-violência e serviço aos outros, é mais relevante do que nunca.” – Secretário-Geral da ONU, António Guterres

“Num mundo profundamente interconectado, mas ainda dividido por inaceitáveis desigualdades, conflitos e crescente intolerância, os ensinamentos budistas nos encorajam a agir com consciência, generosidade e solidariedade” – Diretora-Geral da UNESCO, Audrey Azoulay

“A vida se mostra a cada passo.” – Saikawa Roshi

“Não perca o interesse pela vida, mas encontre um significado para ela. Deixe de viver como um zombie, embriagado por uma overdose de atividades externas, e resgate a sua dignidade de ser humano.” – Guelek Rinpoche

“Tudo o que consumimos atua para nos curar ou nos envenenar. Nós tendemos a pensar em nutrição apenas como o que absorvemos através das nossas bocas, mas o que consumimos com os nossos olhos, ouvidos, narizes, línguas e corpos também é comida. As conversas que acontecem ao nosso redor e as que participamos também são comida. Estamos consumindo e criando o tipo de alimento saudável e que nos ajuda a crescer?” – Thich Nath Hahn, no livro “A Arte da Comunicação”

“Tentar mudar o mundo sem mudar a nossa mente é como tentar limpar o rosto sujo que vemos no espelho esfregando o vidro.” – Chagdud Rinpoche

“O problema do Homem é querer mudar o mundo sem se mudar a si mesmo.” – Mingyur Rinpoche, Revista Visão, Agosto de 2022

“Não ser controlado pela raiva, não significa não sentir raiva; é não permitir que a raiva tome conta, é percebê-la e trabalhar essa irritação.” – Monja Coen

“Sem tecnologia a humanidade não tem futuro, mas nós temos que ter cuidado para não nos tornarmos tão mecanizados ao ponto de perdermos os nossos sentimentos humanos.” – 14º Dalai Lama

“Liberdade não é liberdade para se fazer o que se quer, liberdade é ser capaz de fazer o que não se quer.” – Monge Shudô, Citado por Monge Genshô no vídeo “Plena atenção” (Daissen), 13/05/2020

“Você treina enfrentar as dificuldades quando as coisas estão indo bem.” – Ajahn Mudito, na palestra “Solução Interna”. Set. de 2022

“O mundo corre atrás de fama e honra, roubas bonitas e conforto, mas permanecem insatisfeitos até à morte.” – Kōdō Sawaki, Citado por Genshô Sensei no episódio 208 do podcast Gotas do Dharma

“A consciência é o grande fator de transformação da humanidade.” – Monja Coen

Virtude

“A beleza das pessoas está nas suas virtudes; é exibida através das suas boas acções, boas palavras e bom coração.” – Cheng Yen | Saiba mais.

“Sempre devemos nos observar de forma minuciosa, reduzindo os pensamentos, as palavras e os comportamentos negativos e aumentando os positivos” – Chagdud Tulku Rinpoche

“Só porque alguém venceu um argumento não significa que a pessoa está certa.” – Ajahn Mudito (Na palestra “Lidando com o excesso de opiniões no mundo”. Set. de 2018.)

“Quer você seja um monge ou monja, um praticante de Vajrayana ou simplesmente um praticante budista do Dharma, podem haver momentos em nossas vidas em que podemos perder os nossos votos (…).
Enquanto você tiver todas as quatro qualidades de amor, compaixão, honestidade e bondade, bem como humildade, contanto que você mantenha essas qualidades na sua personalidade, você será bem-vindo por todos os grandes professores, de todas as grandes linhagens. (…)
Todos esses quatro ideais básicos e qualidades básicas irão guiá-lo mesmo quando de vez em quando na vida você estiver perdido. Por exemplo, eu sou o Kalu Rinpoche e completei o retiro de três anos e nove meses e fora do retiro caí em confusão e perdi o meu voto de vez em quando, mas mesmo assim nunca desisti de mim. (…)”
2º Kalu Rinpoche

Citações diversas

“O que eu sinto é da minha natureza. O que eu faço com isso é da minha responsabilidade.” – Monja Coen

“Quando estamos desviados espiritualmente, muitas vezes usamos o objetivo de despertar ou liberação para racionalizar o que chamo de transcendência prematura: tentar nos elevar acima do lado cru e confuso da nossa humanidade antes de enfrentá-la totalmente e fazer as pazes com ela.” – John Welwood

“Se não soubermos como transformar e curar os nossos próprios ferimentos, vamos transmiti-los para os nossos filhos e netos.” – Thich Nhat Hanh

“Nós não somos nem maravilhosos, nem terríveis. Todos somos seres humanos com todo o potencial e todas as obstruções. Se alguém puder amar este ser humano, que é este ‘eu’ com todas as suas faculdades e tendências, então poderá amar aos outros de forma realista, benéfica e auxiliadora.” – Ayya Khema

“CADA MOMENTO É NOVO!” – Saikawa Roshi

“É muito melhor perceber um defeito em si mesmo, do que dezenas no outro. Pois o seu defeito você pode mudar.” – 14º Dalai Lama

“Aquilo em que nos devíamos focar, acima de tudo, era conhecermo-nos a nós próprios. Quem somos nós? Qual é o nosso verdadeiro potencial?” – Yuval Noah Harari

“O problema é que o ego pode converter qualquer coisa para o seu próprio uso, até mesmo a espiritualidade.” – Chögyam Trungpa

“Com esforço não se consegue nada. Mas sem esforço, é que não vamos a lugar nenhum.” – Igarashi Roshi

“Viver o momento presente não significa se prender ao momento presente.” – Monge Kōmyō, Vídeo “Não se prenda ao momento presente” (Daissen), 16/09/2022

“Quando uma atividade como o yoga se transforma numa galinha dos ovos de ouro, logo perde o seu caráter espiritual.” – Dzongsar Jamyang Khyentse | Saiba mais

“Os homens devem moldar o seu Caminho. A partir do momento em que você vir o Caminho em tudo o que fizer, você se tornará o Caminho.” – Miyamoto Musashi

“O Dhamma que vem do coração flui como a água de uma fonte que nunca seca. Mas o conhecimento que vem da memória é como a água da chuva numa jarra. Assim que termina o período de chuvas, ela logo acaba.” – Ajahn Chan

“A espiritualidade não é religião. É um caminho para gerarmos felicidade, entendimento e amor, para que possamos viver profundamente cada momento da nossa vida.
Ter uma dimensão espiritual nas nossas vidas não significa fugir da vida ou morar num lugar de êxtase fora deste mundo, mas descobrir formas de lidar com as dificuldades da existência e gerar paz, alegria e felicidade precisamente onde estamos, neste belo planeta.” – Thich Nhat Hanh, Livro “A Arte de Viver”

“A paciência não é aprendida em segurança. Não é aprendida quando tudo é harmonioso e está indo bem. Quando tudo é um suave navegar, quem precisa de paciência?” – Pema Chödrön

«Todas as pessoas são inerentemente boas
Quando ouvimos falar de coisas más, especialmente quando se perdem vidas ou são elas prejudicadas pelas ações de outros, temos de nos lembrar que as pessoas são geralmente boas. […]
Imagine que o bebé de um estranho está prestes a cair da cadeira ao seu lado. Tentaria apanhá-lo, certo? A intuição diz-lhe que pode contar com quase toda a gente para também tentar apanhar esse bebé. […]
O nosso sentido inato do bem sobre o mal é o ponto de partida. Apesar de milhares de anos de guerras, violações, homicídios e outras violências, todos nós continuamos a ser, fundamentalmente, “apanhadores de bebés quando eles caem”.»
– David G. Allan, CNN
No artigo “Última hora: as pessoas são inerentemente boas e não violentas”

“Nenhum homem pode banhar-se duas vezes no mesmo rio… pois na segunda vez o rio já não é o mesmo, nem tão pouco a pessoa!” – Heráclito de Éfeso, filósofo pré-socrático

“Não seja idólatra por causa de nenhuma doutrina, teoria ou ideologia, mesmo as budistas. Os sistemas budistas de pensamento são meios de orientação; eles não são a verdade absoluta.” – 1º do 14º Preceito do Budismo Engajado, por Thich Nhat Hanh

“Não pense que o conhecimento que você possui no presente é imutável, ou que ele é a verdade absoluta. Evite ser fechado e estar preso a opiniões presentes. Aprenda a praticar o desligamento de pontos de vista a fim de estar aberto a receber os pontos de vista de outros. A verdade é encontrada na vida e não simplesmente no conhecimento de conceitos.” – 2º do 14º Preceito do Budismo Engajado, por Thich Nhat Hanh

“Não force os outros, incluindo crianças, por nenhum meio, a adotar seus pontos de vista, seja por meio de autoridade, ameaça, dinheiro, propaganda, ou mesmo educação. Entretanto, através do diálogo compassivo, ajude os outros a renunciarem ao fanatismo e à estreiteza de ideias.” – 3º do 14º Preceito do Budismo Engajado, por Thich Nhat Hanh

“Ser budista é o mais punk que você pode ser.”
“O Buda disse que o seu caminho nos leva contra a corrente. Isso é punk.”
“A música alta e intensa dos punks aponta a verdade da corrupção, da opressão e da ignorância na sociedade. O punk rock na sua forma mais pura é a primeira nobre verdade do Buda.”
“A prática espiritual é a coisa mais punk que você pode fazer.”
– Noah Levine, Ex-baixista, instrutor de meditação e autor dos livros “Dharma Punx” e “Against the Stream”.

Diálogo entre um mestre zen e o seu discípulo em fim de vida:
– Posso ajudá-lo?
– Se não há nenhum lugar para ir, como você pode me ajudar?
– Se você acha que vem ou vai, você ainda não entendeu nada.
Conto Zen, citado por Genshô Sensei

Poemas diversos

“Ao sol da manhã, uma gota de orvalho, precioso diamante.” – Matsuo Bashō

“Centenas de flores na primavera
a lua no outono
a brisa fresca no verão
e a neve no inverno
Se não há preocupações agarradas à mente
cada estação pode ser um tempo reluzente”
– Mumonkan, Coleção de 48 koans compilados no início do século XIII pelo mestre chan chinês Wumen Huikai

“Todo carma prejudicial
Alguma vez cometido por mim
Desde tempos imemoriáveis
Devido à minha
Ganância, raiva e ignorância
Sem limites
Nascido de meu corpo, boca e mente
Agora, de tudo, eu me arrependo”
– Poema Zen Budista do arrependimento

Deixe um comentário