Trabalho e Empreendedorismo Trechos

O Caminho para a Liderança: negócios, budismo e felicidade num mundo interligado

Como liderar uma equipa, organização ou país, tendo como base a visão budista? De que forma a sabedoria budista pode ajudar na liderança e na tomada de decisões que sejam benéficas para todos? É possível integrar o capitalismo com o budismo de forma a construir uma sociedade mais próspera, feliz e sustentável? O Dalai Lama e o consultor internacional de gestão Laurens van den Muyzenberg, escreveram um livro que resultou de uma década de discussão e debate de ideias sobre o mundo dos negócios e os princípios budistas. O livro serve de guia para gestores e lideres, e apresenta várias dicas e reflexões. Segue de seguida um pequeno excerto.


“A melhor forma de um governante conduzir o seu país é,
em primeiro lugar, conduzir-se a si próprio.”
– Dalai Lama

Epílogo do livro “O Caminho para a Liderança” de XIV Dalai Lama e Laurens van den Muyzenberg. Editora: Dom Quixote. 2008

Se, depois de ler este livro, se lembrar de apenas dois conceitos – Visão Correcta e Conduta Correcta – e tiver estes dois princípios sempre presentes na sua mente, as suas decisões irão melhorar, assim como a sua satisfação com a vida. Com a Visão Correcta irá analisar as suas intenções e garantir que considera as consequências das suas acções para si, para a sua organização e para os outros, e fará o máximo que lhe for possível para evitar prejudicar os outros e para aumentar o seu bem-estar. Conseguirá também reduzir as emoções e pensamentos negativos que conduzem a decisões erradas e a infelicidade para si e para os outros.

Depois de assumir uma posição de liderança, o seu poder de influência e capacidade de realização aumentam substancialmente. Este incremento de poder vem acompanhado de um aumento da sua responsabilidade ao nível da tomada de decisões correctas. Tomar as decisões correctas num mundo interligado é cada vez mais difícil. Quando conseguir manter a mente calma, firme e concentrada, mesmo sob pressão intensa, conseguirá mais facilmente chegar às conclusões certas e considerar as consequências a partir de muitas perspectivas – a curto e a longo prazo, do ponto de vista dos empregados, clientes, accionistas e da sociedade em geral.

A globalização constitui uma evolução positiva desde que as empresas envolvidas ajam de forma responsável e que os seus líderes desenvolvam uma visão holística do seu papel na sociedade. E as organizações dependem também dos governos e de que estes, por sua vez, ajam também responsavelmente. As empresas deveriam trabalhar de uma forma construtiva com os governos para atingir o objectivo de uma economia de livre iniciativa responsável e rejeitar um sistema sem valores morais.

O projecto deste livro começou com uma discussão sobre a integração do capitalismo com o budismo. No final deste projecto ficou muito claro para mim que é necessário haver investimento para criar prosperidade. O investimento requer capital. Satisfazer a necessidade de capital é, portanto, extremamente importante. O problema da palavra “capitalismo” era que me fazia pensar em capitalistas a explorarem os trabalhadores, enriquecendo desmesuradamente enquanto estes se mantêm na pobreza. Este problema não desapareceu por completo, sobretudo nos países pobres.

O capital é um meio, não um fim. O fim é a liberdade e a prosperidade para todos. Este fim pode atingir-se mais facilmente através de um sistema de mercado livre em que todos os participantes agem de forma responsável. Na minha forma de pensar, a integração entre capitalismo e budismo ocorre quando a Visão Correcta e a Conduta Correcta se tornam parte fundamental do sistema económico. Vejo a palavra “responsável” neste sentido de Visão Correcta e Conduta Correcta, e espero portanto que a expressão “economia de mercado livre responsável” venha a substituir a expressão “sistema capitalista”.

A desigualdade da riqueza pessoal é tão antiga quanto a sociedade civilizada. Com o conhecimento científico, a tecnologia e a compreensão dos mecanismos da criação de riqueza agora disponíveis, conseguir um padrão de vida digno para todos passou a ser definitivamente algo possível. A minha esperança é que as ideias apresentadas neste livro inspirem muitos líderes e organizações a trabalhar com paciência e entusiasmo para atingir esse objectivo.

Veja também:

Deixe um comentário