Comunidade Documentários Zen/Chan

Indo Com o Vento: Thich Nhat Hanh & Plum Village [Documentário completo]

Thich Nhat Hanh (Thay) é um monge budista, ativista da paz e dos direitos humanos, escritor e poeta. Nasceu no Vietname, foi exilado da sua terra natal, foi indicado para o Prémio Nobel da Paz pelo Dr. Martin Luther King, e tornou-se num dos mais conhecidos e respeitados mestres do zen-budismo no mundo de hoje. Thich Nhat Hanh reside na Plum Village, a comunidade por ele fundada perto de Bordéus, na França.

A Hong Kong Television Network (HKTV) visitou a Plum Village, entrevistou o mestre Thich Nhat Hanh e outros membros da comunidade, e produziu este documentário dividido em 4 partes.

Título original em inglês: Gone With The Wind: Thich Nhat Hanh & Plum Village
Ano: 2016

1.

Porque Thay, um vietnamita nativo, se opôs à Guerra do Vietname? Porque foi exilado da sua terra natal? Como começou a ensinar a atenção plena e a meditação? Como os seus ensinamentos influenciam o mundo?

Legendadas em português podem ser ativadas

2.

Nos últimos 30 anos, pessoas de todas as classes sociais se juntaram à Sangha (comunidade) do Mestre Zen Thich Nhat Hanh. Eles já foram arquitetos, advogados, jornalistas, músicos, padres, vigários e até muçulmanos.

Porque seguiram o Thay e se tornaram monges e monjas? Como eles se tornam a continuação do Thay ao viverem e praticarem juntos com a Sangha?

3.

Como podemos nos livrar dos sofrimentos? Como podemos viver despreocupados?

O Mestre Zen Thich Nhat Hanh sugere que a resposta é encontrada na vida cotidiana, ao caminhar, ficar em pé, sentar e deitar. Todos os anos, milhares de pessoas de todo o mundo visitam a Plum Village para praticar a plena consciência com o Thay.

O que é exatamente essa prática de mindfulness que influenciou políticos e líderes mundiais?

Vamos juntos visitar um retiro em Plum Village. Vamos testemunhar como o Thay ajuda as pessoas a fazerem mudanças positivas, e que por sua vez ajudam a mudar o mundo.

4.

Chan Khong segue o Mestre Zen Thich Nhat Hanh há 50 anos.

Apesar de vir de uma família abastada do Vietname, Chan Khong enfrentou a guerra para resgatar outros vietnamitas. Ela também viajou sozinha para os EUA para realizar atividades anti-guerra com o Thay. Chan Khong devota a sua vida ao Dharma para levar o amor verdadeiro ao mundo. Este episódio conta a história comovente da lendária monja Chan Khong.

Veja também:

Deixe um comentário