Comunidade Terra Pura Zen/Chan

Hanamatsuri: Festival das Flores e celebração do nascimento de Buda

No dia 8 de Abril é comemorado no Japão a chega da primavera e o nascimento do Buda Shakyamuni. Muitos praticantes budistas de outros países, principalmente de escolas japoneses ao redor do mundo, como o Zen, Terra Pura e Nichiren, também celebram o Hanamatsuri. O festival também é formalmente chamado como Bussho-e (仏 生 会) ou Kanbutsu-e (灌 仏 会).

Reza a lenda que quando o Buda nasceu uma música celestial ecoou pelos quatro cantos do universo, o pequeno Buda começou a andar e do chão brotaram flores, do céu desceram 9 dragões e uma suave chuva de néctar caiu.

Por isso neste dia, para representar o seu nascimento e em sua homenagem, os templos colocam uma pequena estátua do Buda num altar com muitas flores coloridas denominado de Hanamido, e os visitantes banham a estátua com uma espécie de chá doce chamado de ama-cha.

A festividade ocorre durante a época do ano em que as flores de cerejeira (sakura) estão florescendo por todo o Japão. Muitos celebrantes incorporam as flores recém-desabrochando nos eventos hanamatsuri, inclusive oferecendo-as ao pequeno Buda e carregando-as durante os eventos. São também efetuados desfiles e reuniões publicas.

Muitas das celebrações do hanamatsuri são voltadas para as crianças, é costume elas se vestirem com trajes históricos e tradicionais japoneses, especialmente nos desfiles.

Nos anos recentes, com a promoção da Nenbutsushu, este passou a ser o dia internacional do nascimento de Buda.

International Buddhist Day, the birth anniversary of Lord Buddha – Nenbutsushu.

São vários os festivais budistas sendo que as celebrações e datas variam de país para país. Uma das maiores festividades é o Vesak que geralmente ocorre na lua cheia de Maio e em que é comemorado o nascimento, iluminação e parinibbana de Buda. O festival é reconhecido e observado pelas Nações Unidas.

Veja também:

Deixe um comentário