Ciência e Tecnologia Notícias

Um templo no espaço sideral?

São esses os planos de um templo de Quioto.

Daigo-ji é um templo da tradição Shingon, situa-se em Quito, no Japão, e foi fundado em 874. O templo tem sobrevivido às muitas reviravoltas da história – incluindo a destrutiva Guerra de Ōnin (1467-1477), e continua a ser uma das estruturas mais antigas da antiga capital japonesa. O templo é Património Mundial da Unesco e é conhecido pela sua envolvente cénica, inspirando artistas e proporcionado belas fotografias.

Pintura de edifício em Daigo-ji.

Mas o histórico templo budista Shingon parece não estar preso à terra e planeia uma aventura extraterrestre.

Com a ajuda da empresa de satélites “Terra Space” que fica sedeada em Quito, o Daigo-ji está em vias de lançar um templo em satélite denominado de Jotenin Gounji. O satélite/templo espacial terá uma escultura de Buda, escrituras budistas e obras de arte. Será do tamanho de uma caixa de joias e orbitará ao redor da terra.

O suposto objetivo é que seja um templo acessível a todos, independentemente de onde estejam. “No passado, as pessoas tinham um templo na sua vizinhança onde podiam ir regularmente. No entanto, com muitas pessoas se mudando para outros lugares, além da pandemia de coronavírus, isso se tornou difícil”, disse um funcionário do Terra Space. “Queríamos construir um templo no qual as pessoas pudessem recorrer facilmente.” O Templo Gounji será acessível às pessoas na Terra. Os sacerdotes do Templo Daigo-ji realizarão remotamente “serviços espaciais”.

Além de sua finalidade espiritual, o satélite deve facilitar a verificação de bens culturais e de danos em tempos de desastres nas áreas montanhosas onde não há acesso à Internet ou receção de comunicações móveis.

A segunda casa que Daigo-ji está criando está prevista ser inaugurada em 2023, mas o financiamento ainda é um problema.

Fonte: Japan Times.

Veja também:

Deixe um comentário