Ação no Mundo Ambiente e Natureza Notícias

Dalai Lama e Greta Thunberg juntos na luta contra a crise climática

A jovem sueca Greta Thumberg é uma ativista ambiental que ficou conhecida por ter liderado o movimento de greve nas escolas pelo clima. Em dezembro de 2019 foi considerada a personalidade do ano pela revista Time.

Dalai Lama, um dos mestres budistas mais conhecidos e vencedor do Prémio Nobel da Paz, também é um fervoroso defensor das questões ambientais.

Os dois vão-se reunir com vários cientistas sob o mote “O que pode ser feito para diminuir esta ameaça antes que seja tarde demais?”

Desde a devastação de florestas até ao derretimento das calotas polares, os efeitos das mudanças climáticas criaram ciclos de feedback que estão acelerando o aquecimento global. As consequências são visíveis e a crise climática só pode ser resolvida com ações concretas de todos nós, desde os lideres mundiais aos cidadãos comuns.

“Simplesmente meditar ou orar por mudanças não é suficiente. Tem que haver ação.”

– Dalai Lama

O encontro acontece dia 9 de Janeiro e é organizado pelo Instituto Mind & Life. O evento é grátis e transmitido ao vivo pela internet. Veja os detalhes e o registo aqui.

Os problemas ambientais se fazem cada vez mais sentir e a vários níveis. Hoje mesmo no Rio de Janeiro um temporal levou para o areal toneladas de lixo, a maioria plástico.

“Este nosso planeta azul é um lindo habitat. A sua vida é a nossa vida; o seu futuro o nosso futuro. Na verdade, a terra atua como uma mãe para todos nós. Como crianças, dependemos dela. O nosso mundo é profundamente interdependente, tanto em termos das nossas economias quanto em relação a problemas como as mudanças climáticas que desafiam a todos nós. ”

– Dalai Lama, in Lion’s Roar

Veja também:

1 comment

  1. Uma dupla capaz de influenciar pessoas com sua presença e engajamento nas causas ambientais, plenamente responsáveis e conscientes dos males já perpetrados contra o planeta, pelos seus proprios filhos, e de toda a reparação que lhe devemos, para ser possivel respirar nele.

Deixe um comentário