Pessoas e Personalidades Sociedade e Política

U Thant, o budista que foi secretário-geral da ONU

U Thant nasceu a 22 de Janeiro de 1909 em Pantanaw, Myanmar (antiga Birmânia). Foi o terceiro secretário-geral das Nações Unidas e o primeiro não-escandinavo eleito. O cargo foi ocupado em 30 de Novembro de 1961 e se estendeu até 31 de Dezembro de 1971, o que perfaz 10 anos e um mês, um recorde até ao momento. No primeiro mês esteve a substituir Dag Hammarskjöld, o seu antecessor que faleceu vítima de um acidente aéreo, depois foi eleito para um mandato de 5 anos e posteriormente para um novo mandato.

Durante o seu primeiro mandato, se destacam os seguintes feitos:

  • Facilitou as negociações entre o presidente dos EUA John F. Kennedy e o primeiro-ministro soviético Nikita Khrushchev durante a crise dos mísseis cubanos de 1962, ajudando assim a evitar uma catástrofe global, este foi o momento em que o mundo esteve mais perto de uma guerra nuclear;
  • Ordenou a Operação Grandslam em 1962, o que mais tarde viria a encerrar uma insurgência secessionista no Congo;
  • Estabeleceu uma Força de Manutenção da Paz da ONU no Chipre para pôr fim a confrontos intercomunais que eclodiram em 1963.

No segundo mandato se destaca o seguinte:

  • Posicionou-se fortemente contra a intervenção americana na Guerra do Vietname;
  • Foi um firme oponente do Apartheid na África do Sul;
  • Supervisionou a entrada na ONU de vários Estados africanos e asiáticos recém-independentes;
  • Estabeleceu muitas das agências, fundos e programas ambientais e de desenvolvimento da ONU, incluindo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, a Universidade das Nações Unidas, a Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e Desenvolvimento, o Instituto das Nações Unidas para a Formação e Investigação, e o Programa Ambiental da ONU.

Pelo seu papel na crise dos misseis cubanos e por outros esforços de manutenção da paz, o Representante Permanente da Noruega nas Nações Unidas informou Thant que receberia o Prémio Nobel da Paz de 1965. Ele respondeu humildemente: “O secretário-geral não está apenas fazendo o seu trabalho quando trabalha pela paz?” Por outro lado, o presidente do comité do prémio Nobel da Paz, Gunnar Jahn, fez fortemente lobby contra a entrega do prémio a Thant, o que efecivamente viria a inviabilizar a entrega do prémio a U Thant.

Durante o seu cargo como Secretário-Geral, Thant acompanhou os relatos de OVNIs com algum interesse; em 1967, ele conseguiu que o físico atmosférico americano James E. McDonald falasse perante o Outer Space Affairs Group da ONU sobre OVNIs.

Antes de iniciar a sua carreira diplomática, a experiência de U Thant era sobretudo nas áreas da educação e da informação, tendo trabalhado a diversos níveis na gestão de escolas e agrupamentos escolares na Birmânia e, posteriormente, em cargos governamentais. Trabalhou também como jornalista freelancer.

Thant tinha um comportamento calmo e despretensioso, o que conquistou o respeito dos seus colegas. Era um Budista devoto e o mais importante diplomata birmanês no cenário internacional. Devido ao seu trabalho diplomático, recebeu diversos reconhecimentos e doutoramentos honorários. Ele era amplamente admirado e tido em grande respeito pela população birmanesa, quando o governo militar recusou qualquer honraria, revoltas estouraram em Rangoon. U Thant morreu de cancro de pulmão em 1974, tinha 65 anos.

Referências: UN, UNRIC, Wikipédia.

Veja também:

Deixe um comentário