Sociedade e Política

COVID-19: “Esta crise mostra-nos que não estamos separados uns dos outros”, diz Dalai Lama

Orações não bastam, precisamos de combater o vírus com compaixão e não estamos separados uns dos outros, são algumas das afirmações que S. S. o Dalai Lama proferiu na revista Time.

Dalai Lama afirma na revista Time, que alguns amigos lhe pedem ajuda para que com “poderes mágicos” ele possa resolver os problemas. Dalai Lama diz que se tivesse poderes mágicos não sentiria dor nas pernas nem dor de garganta. “Somos todos iguais enquanto seres humanos, experimentamos os mesmos medos, as mesmas esperanças, as mesmas incertezas.”afirma o Dalai Lama.

O mundo é interdependente, acreditam os budistas, e por isso o Dalai Lama fala frequentemente sobre a responsabilidade universal.

“O surto deste terrível coronavírus mostrou que o que acontece com uma pessoa pode em breve afetar todos os outros seres. Mas também nos lembra que um ato compassivo ou construtivo – seja trabalhando em hospitais ou apenas observando o distanciamento social – tem o potencial de ajudar muitos.”

Desde que surgiram as notícias sobre o coronavírus em Wuhan, que Dalai Lama tem orado pelos seus irmãos e irmãs na China e em qualquer outro lugar do mundo, “mas a oração não é suficiente”, afirma Dalai Lama, e continua, dizendo que “esta crise mostra que todos devemos assumir a responsabilidade sempre que possível. Devemos combinar a coragem que médicos e enfermeiros estão demonstrando com a ciência empírica para começar a mudar esta situação e proteger o nosso futuro de mais ameaças deste tipo.”

Não existem fronteiras reais no planeta, como mostram fotografias da terra, por isso todos nós devemos trabalhar juntos para enfrentar este e outros desafios. Também devemos lembrar-nos que ninguém esta livre do sofrimento, alerta o Dalai Lama, que devemos ajudar quem está numa situação mais difícil, como sem um lar, recursos ou família. “Esta crise mostra-nos que não estamos separados uns dos outros – mesmo quando estamos vivendo separados. Portanto, todos temos a responsabilidade de exercer compaixão e ajuda.”

O mundo é impermanente, tudo muda, e por isso este vírus também passará.

O artigo completo pode ser lido no site da Time.

Veja também:

Deixe um comentário