Educação

Panyaden: A escola holística que integra ao currículo moderno a sabedoria budista e a visão ecológica | Tailândia

A Panyaden International School é uma escola internacional bilíngue para crianças do ensino pré-escolar até ao 9º ano. A escola foi fundada tendo em vista uma educação holística, incorporando os princípios do currículo britânico, os princípios budistas e a consciencialização ecológica. A educação bilíngue é valorizada e por isso todas as aulas são ministradas em inglês e tailandês, 50/50.

Visão e Princípios

A escola tem um modelo de desenvolvimento baseado em 4 principals áreas, que são conhecidas no budismo como Bhavana:

  • Física
  • Social
  • Emocional
  • Intelectual

A Panyaden pretende que as crianças se formem com uma base sólida, que inclui o estudo académico bem-sucedido, mas também um modo de vida pacífico e gratificante. Almejam que as crianças se destaquem academicamente, enriqueçam o seu bem-estar físico, social, emocional e intelectual e desenvolvam uma compreensão cuidadosa e compassiva do meio ambiente, para se beneficiarem a elas, às pessoas que elas conhecem e ao planeta. Para que isso aconteça, a escola trabalha em conjunto com as famílias e a comunidade. O objetivo é desenvolver indivíduos resilientes, criativos e atenciosos, através de uma educação prática e baseada em valores.

A escola adopta normas ecológicas e sustentáveis, reutiliza ou adapta materiais, processa os seus resididos, e se envolve em diversas atividades ambientais e sociais fora do meio escolar. Passeios de bicicleta, plantação de árvores, limpeza e recolha de lixo, promoção da importância de cuidar do meio ambiente e doações, são algumas das atividades que os alunos se envolvem.

Um dos princípios fundamentais da educação é o exemplo, e por isso os professores devem estar alinhados com os princípios e valores da escola. A Panyaden segue o International Primary Curriculum (IPC) que permite integrar com êxito os objetivos do currículo britânico e os valores da escola. O IPC é a escolha preferida de mais de 1800 escolas em mais de 90 países ao redor do mundo. Os responsáveis pela escola têm a motivação de garantir que a Panyaden seja considerada uma das principais escolas académicas, não apenas na Tailândia, mas também em todo o mundo.

Ajahn Jayasaro e Ajahn Piyasilo são os orientadores espirituais da Panyaden. Ambos são proeminentes mestres budistas da linhagem de Ajahn Chan.

“É através da aprendizagem que nos tornamos verdadeiramente humanos.”

– Ajahn Jayasaro

12 Hábitos de Sabedoria

Uma das principais ferramentas que é usada para promover um modo de vida budista mais holístico em Panyaden e que ajuda os alunos a progredir nas 4 áreas de desenvolvimento, é um conjunto de habilidades e qualidades conhecidas como os 12 Hábitos de Sabedoria.

Áreas de DesenvolvimentoHábitos de Sabedoria
Física1. Usar os sentidos com sabedoria (lndriya-samvara)
2. Conhecer a quantidade certa (Mattanuta)
Social3. Não prejudicar (Avihimsa)
4. Ser sincero (Sacca)
5. Ser generoso (Caga)
6. Ser gentil e compassivo (Metta-Karuna)
Emocional7. Ser paciente e tolerante (Khanti)
8. Ser perseverante (Viriya)
Intelectual9. Estar entusiasmado (Chanda)
10. Estar atento e alerta (Sati)
11. Estar calmo e focado (Samadhi)
12. Usar a mente com habilidade (Yoniso-manasikara)

Campus e Arquitetura

O campus construído de bambu e terra é um exemplo de arquitetura ecológica, tendo recebido o reconhecimento local e internacional. O design ecológico proporciona salas de aula frescas e bem ventiladas, eliminando a necessidade de usar ar-condicionado. A opção de usar materiais naturais aproxima as crianças da natureza.

As águas residuais são tratadas antes da sua reentrada no ambiente e os resíduos de alimentos são reciclados para produzir biogás, que servirá depois para cozinhar e servirá também de fertilizante orgânico. Para minimizar a necessidade de iluminação artificial, clarabóias são incorporadas nos telhados dos edifícios.

Localização

Situa-se no norte da Tailândia, perto da cidade Chiang Mai.

A Panyaden International School faz parte da rede Middle Way Education.

Para saber mais sobre a escola consulte o site oficial: panyaden.ac.th.

Veja também:

Deixe um comentário