Educação

Caminho do Meio: A visão de Dzongsar Rinpoche para a educação

Dzongsar Khyentse Rinpoche há muito tempo que defende a reforma educacional, encarando a educação como uma plataforma fundamental para garantir a sobrevivência dos ensinamentos do Buda e para criar um mundo melhor para todos os seres.

Fruto dessa visão, em 2017 foi estabelecida a Middle Way Education (MWE), uma organização sem fins lucrativos guiada principalmente pela visão de Dzongsar Rinpoche, mas também pela visão de outros mestres de várias tradições do budismo. A khyentse Foundation, a organização criada pelo Rinpoche em 2001, é a principal patrocinadora deste projeto educacional.

A MWE tem como missão principal o estabelecimento de um novo modelo educacional baseado na visão budista de sabedoria e compaixão. Além do desenvolvimento curricular ou planeamento de aulas, o objetivo da MWE é criar um sistema inteiro de educação, desde a formação de professores ao desenvolvimento de materiais e metodologias. É um empreendimento massivo que se baseia nos esforços de inúmeras escolas e projetos de todo o mundo, a fim de aprimorar a educação moderna em benefício desta e das gerações futuras.

“Estamos tentando preparar e treinar parte da próxima geração de seres humanos através dos valores budistas e dos ensinamentos do Buda sobre amor, compaixão e sabedoria. Também esperamos que, treinando a próxima geração de budistas, o autêntico Buddhadharma possa continuar a florescer e que os praticantes conhecedores do Dharma continuem a linhagem através do seu amor e apoio, e do estudo e prática dos ensinamentos. Então, estamos desenvolvendo um modelo educacional.”

– Dzongsar Khyentse Rinpoche

Um hub global para a educação

Existem muitos educadores budistas em todo o mundo, mas poucas oportunidades para compartilharem recursos, comunicarem e aprenderem uns com os outros. Para ajudar a preencher essa lacuna, após anos de pesquisa e desenvolvimento, a MWE criou um site que oferece um espaço para educadores, pais, organizações ou qualquer outra pessoa inspirada pela visão da MWE, compartilharem conhecimento, sabedoria e experiência.

O website middlewayeducation.org é um hub no qual os seu utilizadores poderão aceder e partilhar ou consultar planos de aulas, ensinamentos, artigos e outros materiais. Tendo já disponível uma ampla gama de recursos de ensino para envolver os jovens na visão budista de sabedoria e compaixão, incluindo materiais das várias tradições do budismo.

Atualmente são já mais de 100 colaborados, incluindo pessoas, escolas e instituições budistas de todo o mundo.

Escola piloto

A The Middle Way School, em Hudson Valley, no norte de Nova York, é uma escola piloto apoiada pela MWE. Um laboratório para criar uma educação verdadeiramente budista para crianças. Recebe a orientação de Dzongsar Khyentse Rinpoche, de outros mestres budistas das diversas tradições, e de vários educadores.

Saiba mais sobre esta escola no seguinte post: Escola Caminho do Meio, de Nova York, integra a sabedoria budista à educação moderna

“A palavra ‘educação’ parece ter muitas conotações diferentes. Ela pode ser interpretada como algo negativa, como doutrinação ou lavagem cerebral. Mas também tem a conotação de iluminação, não a iluminação sobre a qual os budistas costumam falar, mas a iluminação de um estado de falta de conhecimento para um estado de conhecimento da verdade. E essa conotação, para mim, é muito importante. A palavra educação parece também ter a conotação de cultura, nos torna mais mais cultos. Agora isso é muito importante, porque a cultura é uma ótima ferramenta, mas ao mesmo tempo, a cultura pode ser muito enganadora. E acho que é aqui que a sabedoria do Buda pode ser uma grande ajuda.”

– Dzongsar Khyentse Rinpoche

Referências: KF Focus, Middle Way Education.
A Imagem de destaque é meramente ilustrativa, não tem relação com este projeto.

Veja também:

Deixe um comentário