Meditação Trechos Vajrayana (Tibetano)

Yantra Yoga, o yoga com raízes no budismo

«O sistema Yantra Yoga apresentado aqui é chamado de Nyida Khajor. Em tibetano, nyida significa “sol e lua”, e khajor significa “união”. Este é o nome original do ensinamento transmitido por Vairocana, um célebre mestre tibetano que foi um dos estudantes mais importantes do Guru Padmasambhava.»C. N. Norbu

Tradução de trechos do livro Yantra Yoga: The Tibetan Yoga of Movement, de Chogyal Namkhai Norbu.

Yantra Yoga é um sistema de prática que inclui movimentos físicos, exercícios respiratórios e métodos de concentração. Pode ser considerado o equivalente ao Hathayoga dentro da tradição budista. (…)

A origem do Yantra Yoga é provavelmente a mesma dos anuttaratantras budistas ou tantras superiores, a maioria dos quais foram introduzidos na Índia por volta do século IV a partir de Oddiyana, um reino identificado por muitos académicos como o vale do Swat no atual Paquistão. O sistema de Yantra intitulado A União do Sol e da Lua (‘Phrul’ khor nyi zla kha sbyor) foi originalmente transmitido pelo Mahasiddha Humkara ao grande mestre Padmasambhava, que o transmitiu a Vairocana no Tibete no século VIII. (…)

Embora o Tengyur, o cânone budista de comentários e tratados, contenha numerosos textos Yantra, o Yantra da União do Sol e da Lua é especial por conter, em relação às práticas fundamentais do pranayama, descrições lacónicas de setenta e cinco posturas que correspondem aos muitos asanas da tradição Hathayoga. Isso é interessante do ponto de vista histórico, porque o nosso texto pode ser considerado o mais antigo a descrever tais posições, na medida em que os textos de Hathayoga atualmente existentes são de data posterior. (…)

– Parte do prefácio escrito por
Adriano Clemente. Outubro de 2001

(…) Embora todos os sistemas Yantra ligados aos vários tantras, e em particular esta tradição do Yantra da União do Sol e da Lua, utilizados pelos yogues como método secundário da prática do Heruka Ngondzog Gvalpo, pertençam ao anuttaratantra profundo e secreto, qualquer pessoa que se aproxime da prática do yoga em geral e, em particular, do verdadeiro princípio de Dzogchen, o ensino da autoperfeição, deve antes de tudo relaxar o corpo, fala e mente na sua condição natural. Os exercícios Yantra, que envolvem todos os três aspectos do corpo, fala e mente, constituem um meio excepcional para o relaxamento. Consequentemente, eles não devem ser considerados apenas um meio secundário para práticas secretas, como Tummo, mas sim algo indispensável para alcançar um relaxamento autêntico do corpo, fala e mente de cada indivíduo, uma preliminar de qualquer tipo de prática. Isso é assim porque a mente encontra a sua condição natural somente quando o prana está na sua condição natural. O facto do prana estar ou não nessas condições depende da condição do “corpo vajra”, e, portanto, existem diversos tipos de movimentos para o controlo do corpo vajra.

Por outras palavras, ao controlar o corpo vajra por meio de movimentos físicos, o prana do praticante recupera o seu equilíbrio natural. Consequentemente, a condição dos elementos e a saúde do corpo melhoram. Ao equilibrar a energia dos elementos, os obstáculos diminuem e as boas condições aumentam. Finalmente, o equilíbrio natural da mente facilita o surgimento da profunda contemplação. Estes são apenas alguns exemplos dos inúmeros benefícios definitivos e provisórios da prática do Yantra. Portanto, todos os que têm consciência das funções do corpo, fala e mente que constituem o indivíduo, devem se interessar por esta prática, independentemente de já serem praticantes ou não do Mantrayana. Eu acredito que isso é realmente importante. (…)

– Parte do prefácio escrito por
Chogyal Namkhai Norbu. Março de 1982

Yantra Yoga

Introdução aos fundamentos do Yantra Yoga

Yantra é uma palavra em sânscrito que pode significar uma forma geométrica, como uma mandala; mas a sua tradução tibetana, trulkhor, também significa “movimento do corpo”. O movimento pode dar origem a muitas formas: daí o significado do Yantra Yoga. De facto, o movimento serve para coordenar e guiar o prana ou energia vital. (…)

O sistema Yantra Yoga apresentado aqui é chamado de Nyida Khajor. Em tibetano, nyida significa “sol e lua”, e khajor significa “união”. Este é o nome original do ensinamento transmitido por Vairocana, um célebre mestre tibetano que foi um dos estudantes mais importantes do Guru Padmasambhava. Depois que este último, a convite do rei Trisong Deutsen (742-797), introduziu o Vajravana no Tibete, Vairocana tornou-se um tradutor muito importante, tendo traduzido para o tibetano muitos textos Dzogchen originais da língua de Oddiyana. Vairocana recebeu a transmissão do Yantra Yoga do Guru Padmasambhava, que por sua vez a recebeu do Mahasiddha Hiunkara. O Yantra Yoga foi então transmitido por Vairocana a vários discípulos, como Yudra Nvingpo, e, dessa maneira, chegou até nós. Esta é a linhagem do ensinamento. (…)

Yoga é uma palavra sânscrita que, em tibetano, é traduzida como naljor. Yoga originalmente significa “união”, mas naljor realmente significa conhecimento da condição primordial: nal literalmente significa “original” ou “autêntico”; jor significa “descobrir” ou “possuir” essa condição. Assim, o verdadeiro significado da palavra “naljor” é descobrir a nossa condição real. Na prática do Yantra Yoga, usamos o corpo, fala e mente. Com o corpo, realizamos movimentos e assumimos várias posições; com a fala ou energia, aplicamos técnicas de respiração chamadas pranayamas; com a mente, nos concentramos ou visualizamos algo para ir além do pensamento discursivo e dos julgamentos. Dessa forma, trabalhando junto com o corpo, fala e mente, temos a possibilidade de alcançar o conhecimento real – a compreensão do nosso estado primordial. Este é o verdadeiro significado da palavra yoga no termo Yantra Yoga.

Quando falamos do corpo, fala e mente, devemos entender que o corpo é o mais fácil de se trabalhar, porque está associado ao nível material. O corpo físico nos permite ver e tocar as coisas e, portanto, é um instrumento muito concreto com o qual podemos alcançar um certo grau de entendimento. Para adquirir uma compreensão mais profunda, é necessário trabalhar então no nível da fala ou energia; mas mais importante ainda é o nível da mente. No yoga, a mente é como o rei, enquanto a energia é comparada aos ministros e o corpo aos súbditos. Claramente, a mente é mais importante que o corpo e a fala. No entanto, os movimentos e posições físicas também são importantes porque, se não formos capazes de controlar o corpo, não seremos capazes de controlar a energia; e se não somos capazes de controlar a energia, não seremos capazes de controlar a mente. Assim, nesse sentido, a mente depende da energia e a energia do corpo.

O Yoga equilibra esses três aspectos, trabalhando primeiro no corpo através de posições e movimentos que servem para coordenar e harmonizar a energia. No Yantra Yoga, existem muitas posições semelhantes às do Hathayoga. No entanto, há uma diferença na maneira como elas são executadas. No Yantra Yoga, a posição não é a principal coisa; em vez disso, o essencial é a sequência de movimentos interconectados com a respiração, realizados para assumir uma posição. Tanto os movimentos como a posição são realizados por tempo limitado, com base num ciclo fundamental de quatro contagens.

Yantra Yoga - asanas

O Yantra Yoga de Vairocana compreende cento e oito exercícios. A secção principal é dividida em cinco séries, cada uma com a sua própria técnica de respiração ou pranayama, que serve para controlar a energia prana. Existem cinco práticas principais de prana vinculadas às cinco séries de yantras. Antes de fazer esses exercícios, é necessário praticar os movimentos preparatórios. Quando aprendemos pela primeira vez uma prática ligada à energia prana de um professor, nunca podemos ter a certeza de que estamos fazendo isso da maneira correta. Assim, no Yantra Yoga, existem oito movimentos preliminares relacionados a oito formas de respiração. Se aprendermos esses oito movimentos chamados Lungsang e treinarmos adequadamente, não cometeremos erros quando nos envolvermos nas práticas de prana, porque já sabemos respirar corretamente. Além disso, existem duas séries de cinco movimentos para coordenar a nossa energia com precisão: o Tsigjong e o Tsadul. Esses dezoito movimentos – uma série de oito e duas séries de cinco são conhecidos como práticas preliminares. Depois de aprendê-los, podemos prosseguir para as principais práticas, que são as cinco séries de yantras e as cinco práticas de prana.

Basicamente, todas essas práticas servem para coordenar a nossa respiração na vida quotidiana. Todos sabemos como inspirar e expirar, mas geralmente não fazemos isso da maneira correta, porque a respiração está ligada à mente, que geralmente é desordenada e confusa. Podemos ver isso com muita clareza se observarmos a forma como alguém que está muito agitada respira em comparação com alguém que é muito calma e serena. É por isso que é necessário coordenar a respiração. No yoga, diz-se que a vida é respiração, porque quando começamos a viver, começamos a respirar. Quando a nossa respiração cessa, a nossa vida termina. Dizem que os praticantes de yoga têm uma vida longa porque coordenam a respiração. Um dos meios mais importantes para esse objetivo é a prática do kumbbaka, um método especial de retenção da respiração. Quando praticado com frequência e corretamente, o kumbhaka ajuda a coordenar a respiração na nossa vida diária, para que não sejamos dominados por pensamentos e emoções.

O Yantra Yoga de Vairocana pertence à tradição Dzogchen. O método de Dzogchen é diferente do método dos anuttaratantras. O método do Tantra é a transformação, enquanto que os ensinamentos do Sutra são relativos à renúncia. Por exemplo, nos ensinos do Sutra, as emoções são chamadas de “venenos” porque, se nos deixarmos condicionar por elas, podemos criar muitos problemas e potencialidades negativas. Assim, temos que controlar a nossa existência renunciando à causa da negatividade. No Tantra, no entanto, os “venenos” podem ser transformados porque a verdadeira natureza das emoções é a energia, um aspecto da nossa condição real. (…)

Veja também:

3 comments

  1. Arhatha yoga tem haver com budismo? Vcs poderiam fazer um post sobre? Agradeço….

    1. Olá Rafael,

      O Hatha Yoga está mais conectado com o hinduísmo, mas segundo James Mallinson, um dos maiores Indologistas e especialista em Hatha Yoga, sugere que os textos e técnicas mais antigas do Hatha Yoga provieram do meio budista e posteriormente se desenvolveram no meio hinduísta. Mas não tenho muito conhecimento sobre o assunto, apenas estou a mencionar o que li. De referir no entanto que a maioria dos praticantes do Ocidente não se considera hinduísta, o Hatha Yoga tem sido praticado por qualquer pessoa.

Deixe um comentário