Comunidade

Feliz Vesak 2019 (2563) | Celebração do Dia de Buda organizada sob o tema: “Abordagem Budista à Liderança Global e Responsabilidades Compartilhadas por Sociedades Sustentáveis”

“Numa época de crescente intolerância e desigualdade, a mensagem do Buda de não-violência e serviço aos outros, é mais relevante do que nunca.”

— Secretário-Geral da ONU, António Guterres

No dia de Vesak é comemorado o nascimento, iluminação e parinirvana de Buda. A data pode variar de país para país, mas o dia de hoje é reconhecido e observado pela World Fellowship of Buddhists e Organização das Nações Unidas (ONU).

O evento comemorativo da ONU ocorreu este ano no Vietname entre 12 e 14 de Maio, com a participação de mais de 1650 delegados internacionais de mais de 100 países e regiões. A cerimónia de abertura reuniu mais de 20000 dignitários budistas vietnamitas, monges, monjas e seguidores.

Este ano, a celebração do Vesak foi organizada sob o tema “Abordagem Budista à Liderança Global e Responsabilidades Compartilhadas por Sociedades Sustentáveis”, tendo ocorrido 5 fóruns de discussão:

  1. Liderança consciente para a paz sustentável;
  2. Abordagem budista para famílias harmoniosas, cuidados de saúde e sociedades sustentáveis;
  3. Abordagem budista para a educação global em ética;
  4. A quarta revolução industrial e o budismo;
  5. Abordagem budista para o consumo responsável e o desenvolvimento sustentável.

Cerca de 398 estudiosos e budistas internacionais e vietnamitas compartilharam ideias contribuindo com artigos sobre os valores budistas.

Entre as cerimónias de abertura e encerramento, a celebração incluiu eventos espirituais e culturais, como o ritual do banho do Buda, uma exposição de arte e cultura budista, feiras culturais e uma exposição flutuante no Lago Tam Chuc.

Chefes de Estado, embaixadores e representantes de organizações internacionais enviaram bons votos e mensagens especiais para a ocasião.

O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, deixou a seguinte mensagem:

“Numa época de crescente intolerância e desigualdade, a mensagem do Buda de não-violência e serviço aos outros, é mais relevante do que nunca.

No dia da Vesak, vamos renovar o nosso compromisso de construir um mundo de paz e dignidade para todos.”

A Diretora-Geral da UNESCO, Audrey Azoulay, disse numa mensagem que:

“Este Dia das Nações Unidas do Vesak é um momento para refletir sobre o significado dos ensinamentos budistas para a paz mundial sustentável e a justiça social.”

“Num mundo profundamente interconectado, mas ainda dividido por inaceitáveis desigualdades, conflitos e crescente intolerância, os ensinamentos budistas nos encorajam a agir com consciência, generosidade e solidariedade.”

Durante a cerimónia de abertura, o Primeiro-Ministro do Vietname, Nguyen Xuan Phuc, deu as boas-vindas e ofereceu os seus melhores votos aos delegados internacionais. Ele observou que a celebração do Dia do Vesak da ONU, foi mais um passo para promover os valores budistas e a unidade para a paz mundial, a cooperação e o desenvolvimento sustentável, todos incorporados nos ensinamentos do Buda.

O Venerável Phra Brahmapundit, presidente do Conselho Internacional para o Dia do Vesak, observou que o evento de três dias não foi apenas uma reunião para seguidores budistas de diferentes países, mas também uma plataforma para transmitir uma mensagem a todas as pessoas que defendem o desenvolvimento sustentável no mundo

Já o Venerável S. Lokajit, Secretário-Geral do Conselho Supremo da Sangha de Bangladesh, disse que a celebração do Vesak ofereceu uma oportunidade para os seguidores de diferentes tradições budistas se reunirem sob o mesmo teto.

Esta é a terceira vez que a comemoração da Vesak pela ONU é realizada no Vietname.

Referências: Buddhistdoor, Buddhistchannel.

Saiba mais sobre o Vesak no post:
Vesak | Buddha Purnima | Dia de Buddha

Deixe um comentário