Comunidade Theravada Vídeos

[Vídeo] Mosteiro Budista Sumedhārāma | Portugal

A comunidade portuguesa do Budismo Theravada da Floresta é oficialmente reconhecida em Portugal desde 2010. O mosteiro funcionava numa vivenda em Pinhal de Frades, na Ericeira; tendo sido em Outubro de 2018, igualmente na Ericeira, inaugurado um novo mosteiro construído de raiz, um marco importante para esta comunidade sediada a cerca de 50km de Lisboa. De referir que esta inauguração é apenas da 1ª fase de um projeto mais amplo.

Segundo o site do projeto, o mosteiro foi concebido de forma a respeitar o estilo arquitetónico local da casa saloia com as suas torres, telhados curvos compostos por telhas lusitanas em estrutura de madeira e os típicos beirais portugueses. A razão principal foi pelo facto do estilo arquitetónico Saloio, em alguns aspectos assemelhar-se ao estilo oriental; a intenção de dar ao público e à comunidade local edifícios não muito diferentes da tradição arquitetónica local e reviver o que agora se está tornando perdido e raro de se ver.

No terreno adjacente ao edifício principal, pela primeira e única vez na Península Ibérica, teve lugar uma cerimónia de ordenação superior de um monge Theravada da Tradição da Floresta.

Através da reportagem produzida pela RTP e transmitida no programa “A Fé dos Homens” no dia 3 de Janeiro de 2018, fique a conhecer o Mosteiro Budista Sumedhārāma:

Veja também:


Sobre Ajahn Dhammiko, Ven. Appamado | Lista de Mestres e Professores

Deixe um comentário