Ação no Mundo Comunidade

Como uma estátua do Buda ajudou a transformar um bairro com problemas de criminalidade

No bairro que rodeia a esquina da 11th Avenue e da East 19th Street em Oakland, Califórnia, buracos profundos e lixo marcam as estradas. Mas logo na intersecção, há uma visão inesperada: um templo de Buda perfeitamente bem cuidado.

Nessa área marcada por diversos crimes e violência, Dan Stevenson, um dos moradores, decidiu colocar a estátua para trazer mais tranquilidade ao bairro.

“Muito graffiti, muita urina e coisas de droga”, diz Dan Stevenson, “colchões, mesas – apenas lixo, apenas lixo contínuo”.

Dan Stevenson não é budista, nem segue uma religião, mas esperava que a estátua pudesse criar um ambiente de paz no seu entorno. A sua visão concretizou-se, a estátua de Buda fez com que a criminalidade tivesse uma queda de 82%.

A intervenção aconteceu em 2009. Um pouco depois da instalação da estátua, alguém tentou roubá-la sem sucesso. Mas, com o tempo, a criminalidade na região foi diminuindo. De acordo com o The Plaid Zebra, inicialmente as pessoas deixaram de depositar lixo nas ruas e os vizinhos uniram-se para limpar a sujidade que havia na área envolvente. Logo o tráfico de drogas parou, e junto com ele, prostitutas que trabalhavam ali encerraram as suas atividades.

Quando um grupo de mulheres vietnamitas passou a deixar frutas, flores e incensos como oferendas para a estátua, ela ganhou ainda mais destaque na vizinhança. A comunidade de imigrantes do país passou a reunir-se no local para rezar, gerando um clima de harmonia no bairro.

Na época eram registados anualmente 14 assaltos na área, mas o número caiu para apenas 3 e os arrombamentos passaram de 8 para 4. As agressões graves, o tráfico de drogas e crimes relacionados à prostituição desapareceram completamente da região.

O fenómeno que ocorreu, apesar de impressionante, pode ser explicado pela Teoria das Janelas Partidas.

Está história mostra o poder das pequenas acções, o poder da simbologia das imagens e o impacto e inspiração que elas provocam.

Referências: PRI, Hypeness.

Veja também:

Deixe um comentário