Imagens e Fotografia Património e Arquitectura

[Fotos] Templos budistas construídos com garrafas recicladas

Dois templos budistas, Wat Pa Maha Chedi Kaew na Tailândia e Wat Charok Padang na Malásia, são construídos inteiramente com garrafas de vidro, e devido às suas características estéticas únicas, tornaram-se destinos turísticos populares, bem como exemplos de reciclagem de resíduos.

1. Wat Pa Maha Chedi Kaew | Tailândia

Wat-Pa-Maha-Chedi-Kaew

Wat Pa Maha Chedi Kaew (também conhecido como Wat Lan Kuad – o Templo de um milhão de garrafas), está localizado na província de Sisaket, no nordeste da Tailândia, perto da fronteira com o Camboja. É o primeiro templo budista que usa garrafas de vidro como o seu principal material de construção.

Os monges de Wat Pa Maha Chedi Kaew começaram a coleccionar garrafas de cerveja em 1984 e, no final da década de 1990, colectaram tantas garrafas que decidiram usá-las como material de construção. Até agora, utilizaram mais de 1,5 milhões de garrafas de cerveja recicladas para construir os 20 edifícios que compõem o complexo do templo.

Wat Pa Maha Chedi Kaew temple, Sisaket
Wat Pa Maha Chedi Kaew temple, Sisaket
Wat Pa Maha Chedi Kaew temple, Sisaket
5-Wat-Pa-Maha-Chedi-Kaew

2. Wat Charok Padang | Malásia

Wat Charok Padang

Wat Charok Padang, também conhecido como o “Templo da Garrafa de Vidro”, está localizado no estado da Kedah, no noroeste da Malásia, perto da fronteira com a Tailândia. Inspirado por Wat Pa Maha Chedi Kaew, o chefe do templo, Datuk Phrcaathikan Nuemarutthammo Nuemchaiwan, adoptou a ideia de usar uma combinação de garrafas e cimento para construir as principais estruturas do templo. Uma vez que as garrafas são duráveis, baratas e relativamente fáceis de obter, o uso delas como material de construção ofereceu uma nova forma de reduzir o desperdício de garrafas de vidro na área. A iniciativa atraiu elogios dos monásticos e da população local. Em 1999, Wat Charok Padang foi construído usando 100 mil frascos de vidro verde e castanho, colectados pelos aldeões locais.

70th Day..
玻璃之城

Para estes templos, as garrafas de vidro funcionam como material de construção durável, que é fácil de limpar, capta a luz e acrescenta um valor estético impressionante aos templos, atraindo assim muitos turistas. Eles também são exemplos únicos de uma abordagem mais sustentável do consumo e convida-nos a ser mais conscientes e criativos com os nossos resíduos.

Fotos incorporadas a partir do Flickr, clique nas fotos para aceder ao perfil do autor.

Saiba mais (link externo):

Veja também:

Deixe um comentário