História e Arqueologia Notícias

Restos de Buda encontrados? Ossos cremados de 2500 anos com inscrição reveladora desenterrados na China

Arqueólogos descobriram uma caixa com cerca de um milhar de anos e cujas relíquias que continha no seu interior podem ser os restos mortais do Buda, segundo refere a publicação “Chinese Cultural Relics”.

Sidarta Gautama, também conhecido como o Buda ou “Iluminado”, é provavelmente um dos indivíduos mais influentes que adveio da Índia, particularmente através da fundação e difusão do budismo. Acredita-se que ele tenha vivido e ensinado principalmente na parte oriental da antiga Índia, entre os séculos VI e IV a. C.

Após a sua morte, as relíquias da cremação do Buda teriam sido divididas entre oito famílias reais e seus discípulos. As lendas dizem que, séculos depois, elas foram consagradas pelo rei Ashoka em 84000 stupas (estruturas elevadas, contendo relíquias, que são usadas como lugares de meditação). Mas parte significantiva dos restos foram supostamente levadas para outros países.

Cerca de 1000 anos atrás, dois monges, chamados Yunjiang e Zhiming, passaram duas décadas reunindo os restos do Buda distribuídos pela Índia e outros países.

A caixa recentemente descoberta terá sido enterrada em 1013 d. C. por esses dois monges no condado chinês de Jingchuan. Dentro da caixa encontrava-se os restos de ossos cremados que poderão pertencer a Buda, assim como estátuas e outros objectos. Uma inscrição datada de 22 de junho de 1013, diz o seguinte:

“Os monges Yunjiang e Zhiming da Escola Lotus, que pertencia ao tempo Mañjusri do Mosteiro Longxing no município de Jingzhou, recolheram mais de 2 mil elementos de śarīra [restos cremados de Buda], assim como os dentes e ossos de Buda, e enterraram-nos no Salão Mañjusri deste templo.”

“Para promover o budismo, eles decidiram colecionar śarīra [relíquias budistas]. Para atingir esse objectivo, ambos praticaram as instruções do budismo durante cada momento de suas vidas por mais de 20 anos. Às vezes, eles receberam o śarīra das doações dos outros; às vezes, eles o encontraram por acaso; às vezes, eles o compraram de outros lugares; e às vezes, outros lhes deram o śarīra para demonstrar sua sinceridade.”

A descoberta ocorreu em 2010 mas só agora foi divulgada na publicação chinesa em língua inglesa. Os arqueólogos, conduzidos por Hong Wu, do Instituto de Relíquias Culturais e Arqueologia da Província de Gansu, ainda estão contudo a tentar determinar se se trata ou não dos restos mortais de Buda.

Em 2013 um documentário da National Geographic também refere a possível descoberta na Índia de restos mortais do Buda.

Referências: Expresso, The Epoch Times, Live Science
Créditos das fotos: Chinese Cultural Relics

Veja também:

Deixe um comentário