Budismo Geral Ensinamentos Terra Pura Vídeo-palestras

Os 3 Venenos Mentais | Mauricio Hondaku

“Os 3 Venenos Mentais segundo o Buda são as bases do nosso pensamento ilusório, das nossas ações ilusórias. O Buda dizia que os 3 Venenos Mentais, que terminam guiando tudo o que a gente faz na vida são: Ignorância, Ganância e Ira/raiva.” Mauricio Hondaku


O texto que se segue é a transcrição de um vídeo do Mauricio Hondaku.
Confira no final do post o vídeo original.

“(…) Os 3 Venenos Mentais segundo o Buda são as bases do nosso pensamento ilusório, das nossas ações ilusórias. (…) Os Venenos Mentais têm haver diretamente com a 2ª Nobre Verdade que diz que são os tipos de veneno que nos levam ao apego, que nos levam a vivermos nesse mundo apegado, nesse mundo ilusório que nós vivemos.

Então o Buda dizia que os 3 Venenos Mentais, que terminam guiando tudo o que a gente faz na vida são:

  1. Ignorância [ou ilusão]
  2. Ganância [ou apego, desejo, mente aquisitiva]
  3. Ira [ou raiva, aversão, má vontade]

Isso quer dizer que geralmente quando nós agimos, nós agimos baseados num desses 3 venenos, são esses venenos agindo na nossa cabeça.

1. Ignorância

A ignorância é justamente quando nós agimos sem atenção, quando nós agimos sem levar em consideração o outro, sem levar em consideração a nossa compaixão pelas pessoas. A ignorância é agir sem a sabedoria, agir na ausência do Dharma, na ausência das boas intenções, sem a intenção pura. Então quando nós falamos da ignorância não é que nós agimos com burrice, mas nós agimos sem esses elementos na nossa mente.

2. Ganância

Depois vem a ganância. Quando agimos com ganância é aquilo do querer, o querer ter, o querer possuir, o querer obter de qualquer maneira. Nós sempre estamos querendo algo. E não falo só de coisas materiais, a gente sempre quer coisas materiais mas a gente também quer um grande amor, nós também queremos amizades, ser reconhecidos, ser aceites, nós queremos sempre ter razão, nós queremos que as nossas opiniões prevaleçam, nós queremos estar sempre acima dos outros. Nós queremos uma vida de equilíbrio, uma vida equilibrada, e a gente sofre por causa disso, então isso nos leva ao sofrimento.

3. Ira

E nós também agimos com ira, nós agimos com arrogância, nós agimos com desprezo, desafeto, inveja. Tudo isso são manifestações da nossa ira, da nossa raiva. Quando nós falamos, quando nós julgamos as pessoas, quando nós apontamos só as coisas negativas delas, então nós estamos agindo com raiva.

E convido vocês a analisarem… como às vezes é difícil nos analisarmos, analise as outras pessoas primeiro. Analise-as e veja como elas estão agindo, qual é o veneno que está-se mostrando, que está consumindo aquela pessoa numa determinada fala, numa determinada atitude, numa determinada manifestação. É um ótimo exercício.

E depois nós podemos fazer isso com nós mesmos. Quando nós estamos agindo quais são desses 3 venenos que estão se manifestando na nossa mente? Quando nós estamos agindo, quando nós estamos pensando, quando nós estamos falando, e quando nós estamos realmente executando uma ação.

E isso tudo são as bases do nosso karma, são as bases do nosso sofrimento karmico.

(…) Então recapitulando: Ignorância, ganância e ira/raiva. Geralmente quando as ações estão guiadas por esses venenos resultam em sofrimento. Analisem a vida de vocês. Quando a gente age com ignorância se não gera sofrimento, quando a gente age com ganância se não gera sofrimento e quando a gente age com raiva se não gera sofrimento.

E às vezes você pode perguntar: mas a ganância gera sofrimento? Gera porque nós sofremos quando nós não temos algo, depois nós sofremos porque nós temos e podemos perder, e depois nós sofremos porque nós tínhamos e perdemos. Então a ganância também nos gera sofrimento.

Muito obrigado! Este foi mais um “Dharma em 5” com Rev. Maurício Hondaku.

Que todos fiquem em paz!
Namu Amida Butsu”

Vídeo original:

Saiba mais (links externos):

Veja também:

Olhar Budista > Recursos > Budismo: comece aqui!


Sobre Mauricio Hondaku | Lista de Mestres e Professores

2 comments

Deixe um comentário