História e Arqueologia Theravada

Hinayana e Theravada, não são a mesma coisa

Questão colocada ao Prof. Ricardo Sasaki:

Gostaria que me elucidasse melhor sobre esta problemática do Hinayana.
O Theravada não é considerado Hinayana porque estava apenas presente no Sri Lanka e essa expressão era destinada a algumas escolas antigas da Índia, nomeadamente a Srāvakayāna.
Mas embora actualmente seja uma expressão reprovável; do ponto de vista Mahayana, Theravada não tem as características do que é apelidado de Hinayana?
Não é essa “forma” de Budismo que é chamado de Hinayana pelo movimento Mahayana?
Essa critica não era destinada a todas as escolas anteriores ao Mahayana?

Resposta:

Obrigado pela pergunta, Ricardo Sousa.

(1) “O Theravada não é considerado Hinayana porque estava apenas presente no Sri Lanka”
(R) Exato. Foi um engano de modernos mahayanistas pensarem que a crítica do antigo mahayana aos (hipotéticos) hinayanas abrangia o Theravada. Isso se deveu à pobreza de conhecimento histórico.

(2) “e essa expressão era destinada a algumas escolas antigas da India, nomeada a Śrāvakayāna”.
(R) Mais ou menos. A crítica mahayanista é bem pontual em seus primórdios, ou seja, não se refere à totalidade das escolas antigas, mas apenas a algumas características de algumas delas. A generalização indiscriminada aconteceu muito depois.

(3) “Theravada não tem as características do que é apelidado de Hinayana?”.
(R) Para isso seria preciso uma resposta bem longa, porque há vários mahayanas e não uma posição oficial única, então, há várias críticas diferentes do mahayana. Mas de maneira sucinta, não. Se você se debruçar às críticas originais, ou seja, aquilo que realmente estavam apontando como sendo hinayana, você perceberá que se referem a uma atitude específica de comportamento e certas visões a respeito do dharma e da visão de mundo. Tal atitude e tais visões se encontram amplamente nas escolas mahayanas. Isso não se refere a uma posição doutrinal ou de comportamento de uma escola específica. Somente a ignorância, tanto do que é o Theravada, quanto do que eram as críticas originais é que permitem tal aproximação. Quem chama Theravada de Hinayana não conhece nem o Theravada, nem a história filosófica do Mahayana.

Agora, você não deve confundir o que significa hinayana no período(s) em que o termo foi criado e se desenvolveu, com o que mais tarde foi transformado integrando o termo na chamada três giros da roda (hinayana, mahayana, vajrayana, em uma das versões), que se trata de outra coisa, distinta, e igualmente problemática.

___

Para mais informações sobre este assunto, consultar os seguintes artigos (links externos):

Veja também:


Sobre Ricardo Sasaki | Lista de Mestres e Professores

Deixe um comentário