Meditação Vajrayana (Tibetano) Vídeos

Yantra Yoga, o yoga tibetano do movimento

Yantra Yoga é um dos sistemas de yoga mais antigos no mundo. Chegou até nós através do Tibete, uma terra que detém um vasto património e conhecimento budista. É baseado no antigo texto Nyida Khajor.

Yoga é um grupo de filosofias e práticas físicas, mentais e espirituais que se originou na Índia. Existe uma ampla variedade de escolas, práticas e objectivos diferentes no Hinduísmo, Budismo e Jainismo. No ocidente o sistema mais conhecida é o Hatha Yoga, que teve a sua origem no Hinduísmo. Neste post é apresentado o Yantra Yoga, que teve a sua origem no Budismo da Índia e se desenvolveu no Tibete.

Yantra Yoga é um dos sistemas de yoga mais antigos no mundo. Chegou até nós através do Tibete, uma terra que detém um vasto património e conhecimento budista. É baseado no antigo texto Nyida Khajor, conhecido como “A União do Sol e da Lua.” O texto foi escrito no Século VIII por Vairotsana, um importante mestre budista e tradutor no seu tempo.

Yantra Yoga consiste numa série única de posições e movimentos, que combinados com a respiração consciente, podem ajudar a coordenar e harmonizar a energia pessoal para que a mente possa relaxar e encontrar o seu equilíbrio autêntico.

Muitas posições utilizadas no Yantra Yoga são semelhantes aos de Hatha Yoga, mas a maneira de assumir e aplicá-las difere significativamente. Yantra Yoga utiliza uma sequência que consiste em sete fases do movimento ligados com sete fases da respiração.

Yantra Yoga - asanas

O sistema de Yantra Yoga contém uma vasta gama de movimentos que podem ser aplicados por todos. É um excelente método para alcançar uma boa saúde, relaxamento e equilíbrio através da coordenação da respiração e movimento.

Este fundamental e rico método está conectado com a profunda essência dos Ensinamentos Dzogchen, embora um praticante de Yantra Yoga não precise necessariamente de seguir um caminho espiritual. Portanto, qualquer pessoa pode praticá-lo sem qualquer limitação.

Este ensinamento tem sido passado de professor para aluno numa linhagem ininterrupta desde aquela época. O detentor da linhagem actual, Chögyal Namkhai Norbu, desde 1970 que transmite o Yantra Yoga no Ocidente.

Além deste tipo de yoga da tradição tibetana, ainda existem outros.

Esta quinta-feira (01/12/2016) O Yoga da Índia foi declarado Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO. O impulsionador do pedido de classificação do Yoga como Património Imaterial da Humanidade foi o português Jorge Veiga e Castro (presidente da Confederação Europeia do Yoga).

Referências (links externos):

Veja também:


Sobre Chogyal Namkhai Norbu | Lista de Mestres e Professores

Deixe um comentário