Ciência e Tecnologia Entrevistas Vídeos

[Vídeo] Carl Sagan entrevista Dalai Lama

"O que acontece se a doutrina de uma religião, digamos o budismo, seja contrariada por algum achado, alguma descoberta na ciência, digamos, o que um crente no budismo faz nesse caso?"

Transcrição:

Carl Sagan: Então deixe-me perguntar agora, se me permite, algumas perguntas sobre religião.

O que acontece se a doutrina de uma religião, digamos o budismo, seja contrariada por algum achado, alguma descoberta na ciência, digamos, o que um crente no budismo faz nesse caso?

Dalai Lama: Para os budistas isso não é um problema.

O próprio Buda deixou claro que o importante é a sua própria investigação. Você deve conhecer a realidade, não importa o que a escritura diz.

No caso de você encontrar uma contradição em oposição da explicação das escrituras, então você deve confiar na descoberta em vez da escritura.

Isso é muito parecido com a ciência!?

Sim, isso mesmo.

Então eu acho que o conceito budista básico é que no início vale mais a pena permanecer cético. Em seguida, realizar experimentos através de meios externos bem como meios internos. Se através da investigação as coisas se tornam claras e convincentes, então é hora de aceitar ou acreditar.

Se, por meio da ciência, existir prova de que após a morte não há continuidade da mente humana, ou continuidade da vida, se provado, então teoricamente falando os budistas terão que aceitar isso.

Então, o que isso faria com a doutrina da reencarnação?

Bem, eu não acho que, veja você no que diz respeito à existência de uma continuidade da mente ou da vida…

Após a morte?

Após a morte, sim.

Esse conceito, eu acho que tem mais razões coerentes. Embora a aceitação desse tipo de teoria não consiga resolver todas as suas dúvidas e não podem dar-lhe completa satisfação, ainda assim essa teoria é melhor do que a teoria da não-existência.

Se não houver continuidade da vida ou continuação do ser, então a questão permanece: Qual a causa original de todas as galáxias? incluindo esse planeta, por exemplo, a Teoria do Big Bang, tudo bem se foi assim que aconteceu, mas não importa. Mas então por que aconteceu? Então você tem que aceitar que as coisas acontecem por acaso, sem uma causa específica, o que é desconfortável, pois várias perguntas permanecem. Ou outra explicação seria um criador. Do ponto de vista budista isso também não soa como resposta. Por que é que um criador cria essas coisas? Mais perguntas permaneceriam…

Então, você acredita em Deus?

Deus, no sentido de algum tipo de realidade última: então sim, nós aceitamos isso. Mas Deus no sentido de um criador todo-poderoso os budistas não aceitam isso.

Portanto, não há constatação concebível da ciência que faria você dizer que a doutrina budista está errada ou que você não é mais budista?

Eu acho que uma descoberta científica através de cuidadosos experimentos os budistas terão de aceitar de uma vez. Sem problemas.

Alguns budistas com mentalidade científica, como acho que deveria chamá-los, dizem que não consideram o budismo como uma religião, mas sim uma ciência da mente. Às vezes eles chamam o budismo de uma ciência interior.

Assim, de acordo com minha própria experiência como resultado de me encontrar com muitos cientistas – nos últimos anos desenvolvi muito contacto com cientistas, principalmente no campo da cosmologia, da neurobiologia, também da física, principalmente no campo da mecânica quântica e, claro, da psicologia, acho que neste campos há muitos paralelos em comum.

Então… Acho que das discussões que realizámos ao longo desses campos, como budista ganhei muito benefício aprendendo com suas descobertas. É muito útil para um budista.

Ao mesmo tempo, alguns cientistas também mostram um interesse genuíno nas explicações budistas nos assuntos envolvidos.

Uma coisa é muito clara: no que diz respeito às ciências mentais o budismo é altamente avançado.

Veja também:


Sobre Dalai Lama | Lista de Mestres e Professores

Deixe um comentário