Ciência e Tecnologia Pessoas e Personalidades Trabalho e Empreendedorismo Vídeo-palestras

[Vídeo-Palestra] Compaixão no Google | Chade-Meng Tan

O engenheiro e budista Chade-Meng Tan entrou para a Google quase nos seus primórdios, e graças a ele, o Dharma parece ter-se infiltrado no Googleplex, embora segundo ele, não esteja interessado em levar o budismo para o Google, mas sim em ajudar as pessoas a serem mais felizes. O Google foi nomeado pela revista Fortune como o melhor lugar para se trabalhar, e em parte isso se deve a Meng. Ele criou um programa de desenvolvimento pessoal e espiritual, sendo provavelmente a primeira vez que uma corporação implementou o desenvolvimento espiritual na sua lista. “O Google quer que os Googlers cresçam como seres humanos em todos os níveis – emocional, mental, físico e além do eu”, diz Meng.

O programa SIY – “Search Inside Yourself” – foi desenvolvido por Meng com consultaria do psicólogo e autor Daniel Goldman (que popularizou o conceito de inteligência emocional), Mirabai Bush, fundador do Center for Contemplative Mind in Society, e o Mestre Zen Norman Fischer, diretor espiritual da Everyday Zen Foundation.

O autodesenvolvimento é apenas parte do programa. O currículo do SIY inclui, por exemplo, módulos sobre empatia e habilidades sociais. “O pleno desenvolvimento de uma pessoa tem dois aspectos”, diz Meng. “O aspecto intrapessoal é a sabedoria; o interpessoal é a compaixão”. O desenvolvimento espiritual, ele enfatiza, “tem que incluir tanto a criação de paz e felicidade interior quanto a prestação de serviço e compaixão ao mundo”. Foram vários os professores budistas conhecidos que Chade-Meng Tan levou para discursarem no Google,

Meng também estabeleceu a Tan Teo Charitable Foundation em 2005 para promover a paz, a liberdade e a iluminação e, juntamente com Sua Santidade o Dalai Lama, é um patrono fundador do Centro de Pesquisa e Educação de Compaixão e Altruísmo de Stanford.

Na seguinte palestra, proferida no TED, Meng fala sobre o papel que a compaixão desempenha no Google.

Extras (links externos):

Veja também:

Deixe um comentário