Filmes e Séries

[Filme] O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

Mesmo nos filmes que não abordam diretamente assuntos budistas, podemos perceber as conexões que existem com o pensamento budista. É o caso do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain.

Sinopse: O filme conta a história de Amélie, uma menina que cresce isolada das outras crianças. Isso acontece porque o seu pai acha que Amélie possuí uma anomalia no coração, já que este bate muito rápido durante os exames mensais que o pai faz na menina. Na verdade, Amélie fica nervosa com este raro contato físico com o pai. Por isso, e somente por isso, o seu coração bate mais rápido que o normal. Seus pais, então, privam Amélie de frequentar escola e ter contato com outras crianças. A sua mãe, que é professora, é quem a alfabetiza até falecer. A sua infância e a morte prematura de sua mãe acabam por influenciar fortemente o desenvolvimento de Amélie e a forma como ela se relaciona com as pessoas e com o mundo depois de adulta.

Após a sua maioridade, muda-se do subúrbio para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Certo dia, encontra no banheiro do seu apartamento uma caixinha com brinquedos e figurinhas pertencentes ao antigo morador do apartamento. Decide procurá-lo e entregar o pertence ao seu dono, Dominique, anonimamente. Ao notar que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e remodela a sua visão do mundo.

A partir de então, Amélie engaja-se na realização de pequenos gestos a fim de ajudar e tornar mais felizes as pessoas ao seu redor. Ela ganha aí um novo sentido para a sua existência. Numa destas pequenas grandes ações, ela encontra um homem. E então o seu destino muda para sempre (Wikipédia-Pt)

“Amélie, subitamente sente-se em perfeita harmonia consigo mesma.
Tudo é perfeito: a suavidade da luz, o leve perfume no ar, os sons pacíficos da cidade.
Ela respira fundo. A vida parece tão simples e clara que ela é levada pelo desejo de ajudar toda a humanidade.
– Venha, vou ajudá-lo. Desça e… lá vamos nós!
Lá vai a viúva do tocador de tambor da fanfarra.
Ela usa a sua roupa desde que o marido morreu.
Atenção!
Aqui, o cavalo perdeu uma orelha!
A risada é do marido da florista. Ele tem rugas nos olhos.
Na vitrine da padaria tem chupa-chupas!
Humm… Está sentindo o cheiro?
O fruteiro cortou um melão para o cliente.
Aqui, eles fazem um excelente gelado de amêndoa.
Estamos passando em frente à charcutaria. 79 o presunto, 45 a carne salgada.
Mercado de queijos, 12,90 o “picadon” e 23,50 o “cabecou do Poitou”.
No talho, um bebé está olhando para um cão, que está olhando para os frangos.
Estamos na banca de jornais, na entrada do metro.
Vou deixá-lo aqui. Adeus!”

Sugiro a leitura de alguns artigos (links externos):

_Dharmalog: “Ajudar um velhinho cego a atravessar a rua e a conhecer mais do seu redor parece uma boa ação clichê do mundo da bondade, mas nesse trecho ele deixa de ser sermão para ser uma hipótese vívida, pra ser realidade e inspiração — ainda que cinematográfica.” Continue a ler…

Obvious – O propósito da vida: “Amélie Poulain é uma personagem extremamente singular que nos ajuda a captar sutilezas do dia a dia que, se receberem a devida atenção, podem nos guiar para o grande propósito de nossa existência.” Continue a ler…

Obvious – Um brinde às coisas simples da vida: “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, já nasceu cult e clássico. O filme de Jean-Pierre Jeunet é um brinde a vida e sua simplicidade. Como em um belo banquete, onde tudo deve ser detalhadamente degustado e apreciado…” Continue a ler…

Obvious – Um guia para a felicidade!: “Talvez esse seja o mais clichê dos filmes considerados cult da atualidade nem tão atual assim, visto que ele foi produzido no ano de 2001 e lá se vão 13 anos já, mas ainda sim, “Le fabuleux destin d’Amélie Poulain” ou O Fabuloso Destino de Amélie Poulain é a obra-prima mais singela e inquietante que já vi. O roteiro de Guillaume Laurant e a direção de Jean-Pierre Jeunet agregados a expressividade do olhar da bela Audrey Tautou e a extasiante trilha sonora de Yann Tiersen, fizeram dessa obra a mais bela forma de demonstração de como a felicidade pode ser encontrada nas pequenas alegrias cotidianas da vida.” Continue a ler…

Obvious – Sonhando com Amélie Poulain: “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, este filme encantador produzido em 2002 mas sempre atual, fala sobre sonhos, sobre a generosidade, a alegria de viver e o encontro do amor. Um filme poético que trata os personagens e seus dramas com um humor leve.” Continue a ler…

Obvious – Aprendendo com Amélie Poulain: O poder de cultivar a empatia: “Talvez nem todos saibam disso, mas a arte de se colocar no lugar do outro é transformadora. Além de essa atitude poder mudar a sociedade em que vivemos, ela é capaz de fazer o bem às pessoas mais próximas de nossas vidas: nós mesmos. Não é caridade, não é sacrifício pessoal. É sim, a capacidade que todos temos de fazer para o outro apenas aquilo que gostaríamos que fizessem conosco.” Continue a ler…

Obvious – Amélie Poulain e a covardia de amar: “Três coisas que cabem, mas não se situam bem na nossa personagem: a solidão, o medo, e a vontade incontrolável de ser totalmente a si mesma.” Continue a ler…

Obvious – As cores por trás do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain: “Após uma longa crise no cinema europeu, um filme agradou o público e resgatou o gosto pelo cinema francês. Atualmente considerado “alternativo” e o queridinho da cena “cult”, O Fabuloso Destino de Amelie Poulain é muito mais importante do que aparenta ser, com cores inusitadas a obra de Jean-Pierre Jeunet se tornou um marco do cinema mundial.” Continue a ler…

Por fim, destaco a Banda Sonora que é soberba:


IMDBWikipédia-EngWikipédia-Pt | Lista de Filmes e Séries

Deixe um comentário