Artes Vídeos Zen/Chan

[Vídeo] Wabi-Sabi

Wabi: Simplicidade, elegância discreta, frescor, quietude
Sabi: A beleza que vem com a impermanência

Na estética tradicional japonesa, Wabi-sabi representa uma abrangente visão de mundo centrada na aceitação da transitoriedade e imperfeição. Esta concepção muitas vezes é descrita como uma apreciação da beleza que é “imperfeita, impermanente e incompleta” por natureza. Ela é predominante em todas as formas de arte japonesa. O conceito deriva dos ensinamentos budistas das três marcas da existência, nomeadamente anicca (impermanência), dukkha (sofrimento) e anatta (não-eu).

O artista Leonado Koren descreve o Wabi-sabi como: “A beleza das coisas imperfeitas, impermanentes e incompletas. A antítese da nossa noção clássica ocidental de beleza como algo perfeito, duradouro e monumental.”

As características da estética e dos princípios Wabi-sabi incluem a assimetria, rugosidade, irregularidade, simplicidade, economia, austeridade, modéstia, intimidade e a apreciação tanto dos objetos naturais quanto das forças da natureza. Existem muitas formas de arte que incluem os ideias de Wabi-sabi, alguns dos exemplos são:

  • Arquitectura Japonesa
  • Ikebana (arte do arranjo florar)
  • Jardins Japoneses
  • Cultivo de Bonsais
  • Cerimónia do Chá
  • Cerâmica Japonesa, como os utensílios Hagi e Raku, e a arte Kintsugi, que consiste na reparação de cerâmicas quebradas com laca polvilhada com ouro, prata ou platina.
  • etc.

O significado do Wabi-sabi evoluiu ao longo tempo, tendo assumido conotações mais positivas em relação aos seus primórdios. O conceito expandiu-se para fora do Japão e é aplicado parcialmente ou totalmente por vários arquitetos e designers ocidentais. O Wabi-sabi pode ser apreciado nas criações artísticas, mas não é apenas um conceito estético, é também uma filosofia de vida.

Confira também o vídeo Nature By Numbers, do mesmo autor do vídeo nesta publicação.

“Esqueça a sua perfeita oferenda.
Há uma falha em tudo,
É assim que a luz entra.”
(Leonard Cohen, música “Anthem”)

Saiba mais sobre este conceito (link externo – eng):

Veja também:

Deixe um comentário